Ética Profissional - Robert Srour Cap
Por: malucf • 30/11/2020 • Trabalho acadêmico • 1.117 Palavras (5 Páginas) • 259 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
TRABALHO 2
DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL
Maria Luiza Corrêa Figueiredo
PRO-112
JOINVILLE
2020
- Por que cada vez mais as questões éticas estão relacionadas ao mundo dos negócios?
Pois questão imorais e não éticas não são mais encobertas e toleradas, visto que há uma mídia investigativa. Além disso, os clientes que desejam usufruir de alguma mercadoria de determinada empresa asseguram-se que a mesma não esteja envolvida com fraudes e atos irresponsáveis. Tendo isso em vista, quando um escândalo vem à tona, os custos estão logo atrás – multas, baixa moral, dificuldade de recrutamento, perda da confiabilidade. Por isso que as empresas procuram cada vez mais pautas de orientação e de resolução de conflitos: a moral organizacional virou chave para a sobrevivência das empresas.
- O que é ética da convicção e ética da responsabilidade?
A ética da convicção é baseada em extremos, isto é, não há meio termo. Tal ética é pautada por valores e normas estabelecidos com antecedência, cujo primeiro efeito consiste em moldar as ações que serão praticadas. Dessa forma, não existem mais dilemas ou questionamentos, só ações a serem feitas. Já a ética da responsabilidade é pautada em responder pelas consequências previsíveis de nossos atos. Os agentes avaliam os efeitos positivos que determinada ação gerará para a coletividade e as possíveis “baixas” seriam “dos males, o menor”.
- Em relação à adolescente grávida como cada um dos pais orienta suas decisões?
O pai da menina sente empatia, cogita todas as opções que possui, e tem dificuldade em tomar uma decisão, porque por mais que queira ajudar a filha, tem medo do que seu veredito acarretará, mas apesar de tudo isso, apoia sua filha e tenta a ajudar. A mãe, por outro lado, não hesita em discordar sobre o pedido, visto que possui uma moral totalmente católica, que demoniza o aborto.
- Em relação à ética da convicção e suas vertentes do princípio e da esperança, explique como se comportou o cônsul português Aristides de Sousa Mendes (pg. 51).
O cônsul português agiu de acordo com a vertente da esperança, pois deixou de lado suas obrigações com o governo (vertente do princípio) e decidiu ajudar aqueles que necessitavam, o que pode ser visto como um ideal utópico, visando um mundo melhor.
- O que é ética da convicção vertente do princípio e ética da convicção vertente da esperança?
A ética da convicção vertente do princípio é aquela que independente da situação você deve agir de acordo com as regras, em outras palavras, não há outra opção além do cumprimento das normas e regras pré-estabelecidas. Já a ética da convicção vertente da esperança é pautada em ideais, moldada por uma fé com capacidade de ultrapassar os limites do óbvio. É aquela que permite o indivíduo sonhar com um mundo melhor.
- A ética da responsabilidade não converte princípios ou ideais em práticas do cotidiano, tal como faz a ética da convicção, nem aplica normas ou crenças previamente estipuladas, independentemente dos impactos que possam ocasionar. Como procede então?
As situações concretas são analisadas e as repercussões de determinada ação antecipadas. Dentre as opções apresentadas, aquela que presumivelmente traz maiores benefícios à coletividade acaba sendo adotada. Ou seja, ganha legitimidade a ação que produz um bem maior ou evita um mal maior.
- O que é ética da responsabilidade vertente utilitarista e ética da responsabilidade vertente da finalidade?
A ética da responsabilidade vertente utilitarista exige que as ações produzam o máximo de bem para o maior número de pessoas, isto é, que haja uma combinação da mais intensa felicidade possível com o maior contingente populacional. Já a ética da responsabilidade vertente da finalidade determina que a bondade dos fins justifica as ações empreendidas e supõe que serão tomadas todas as medidas necessárias para que aconteça. É o famoso “custe o que custar”.
- No romance de William Styron A Escolha de Sofia (pg. 56) como a personagem pautou sua decisão do ponto de vista do enquadramento ético? E você como procederias diante de tal dilema?
Sofia utilizou da ética da responsabilidade ao tomar a decisão. Ela analisou qual seria o custo para aceitar a proposta do guarda e decidiu que dos males seria o menor – se enquadrando na vertente da finalidade.
...