A Análise Cartográfica
Por: 47999497304 • 4/2/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 625 Palavras (3 Páginas) • 264 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – CCT
CURSO DE GEOGRAFIA – LICENCIATURA
CARTOGRAFIA
CASCAVEL-CE
A Cartografia escolar é um estudo que resumidamente ensina a produção, concepção e interpretação dos mapas. Dado sua importância para a sociedade, a cartografia escolar é obrigatória no ensino de Geografia assim como consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) onde é colocado que para o ensino de Geografia são incluídos a linguagem cartográfica e os mapas como conteúdos obrigatórios nas salas de aula. (BRASIL, 1998).
Com isso, a Cartografia Escolar é aplicada com o intuito de analisar o processo de ensino e aprendizagem dos mapas, considerando o desenvolvimento cognitivos do aluno. A contribuição da linguagem cartográfica para a Geografia vai além do que os alunos aprendam sobre os mapas , mas para que os mesmo sejam capazes de desenvolver capacidades de interpretação e leitura do espaço e ofereça a compreensão necessária para que construam conhecimentos no ensino de Geografia. Os objetivos principais de trabalhar com as representações cartográficas no ensino de Geografia é o de se estabelecer articulação entre conteúdo, forma e função, utilizando a linguagem cartográfica para que se construam conhecimentos, conceitos e valores básicos e específicos.
O PCN é comtemplado com vários conteúdos para que sejam trabalhados com os alunos para que desenvolvam o conhecimento e a prática na interpretação e na leitura de mapas, cartas, imagens de satélites e etc. (BRASIL, 1988).
É necessário observar o que compõem os mapas, o que são os pontos, as linhas, as cores neles representados, para que servem as longitudes e as latitudes, quais são os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais e o que estão localizados nos espaços representados, qual é a escala gráfica e numérica dentre outros conteúdos que fazem parte da cartografia.
De maneira geral, os alunos apresentam dificuldades na interpretação e compreensão de conteúdos da cartografia, representação dos mapas, na localização e direções espaciais e no dimensionamento das proporcionalidades reais e representadas.
Cabe aos professores, além de um bom conhecimento da Cartografia, inserir dentro de sala de aula a aprendizagem linguagem cartográfica, a priori por meio de construção de representação espaciais através de desenhos, até chegar em um nível mais avançado da cartografia.
A cartografia é responsável pela representação do espaço ou parte dele e cabe ao professor de Geografia ensinar temas e conceitos geográficos a partir das diversas formas de representação gráfica
Diante as novas tecnologias, como a internet, celulares ou computadores, estão cada vez mais comum a interação com as formas de como fazermos, usamos, reproduzimos e avaliamos os mapas. Hoje em dia os mapas estão de fácil acesso, em qualquer lugar, na sala de aula, em casa, dentro de telefones celulares, computadores e etc. As crianças e jovens, portanto, entram em contato com produtos cartográficos continuamente e têm de aprender sobre sua linguagem. Os conhecimentos básicos então devem ser introduzidos como um programa de preparação, para que venham trabalhar corretamente com mapas, mais tarde, como adultos.
...