A Cartografia
Por: Mirelly21 • 7/12/2018 • Relatório de pesquisa • 370 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
INTRODUÇÃO
O capítulo apresenta uma linguagem de mapas simples e de fácil compreensão, identificada através de leituras diferentes como histórias em quadrinhos com ilustrações objetivando atrair a atenção da criança, mapas antigos como o elaborado no século XIX pelos habitantes das ilhas marshall, feitos em varetas e conchas amarradas com fibras de cocos, além de um quadro composto por vários modelos de convenções cartográficas utilizados para facilitar a leitura do mapa das principais vias de transporte da região nordeste.
O capítulo também é composto por alguns mapas temáticos que abordam a diferença entre mapas físicos, mapas econômicos e mapas demográficos, apresenta também uma legenda atribuìda a leitura e interpretação de cada mapa. Outros elementos de estudo espacial do texto, são as escalas numérica e gráfica. Para avaliar e enriquecer o aprendizado do aluno, é acrescentada atividades com perguntas e respostas revisando cada tópico do capítulo.
Objetivos
Com essa obra, pretende-se auxiliar os alunos a alcançar os seguintes objetivos gerais para o estudo da disciplina de geografia, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia [1988] e com orientações destacadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da educação básica [2013].
Pretende-se assim possibilitar aos alunos aprender de forma crítica e experiencial a realidade socioespacial que os cerca, identificando-se como agente construtores do espaço geográfico, ou seja, reconhecendo que, direta ou indiretamente, participam das ações e interfere nas dinâmicas naturais, em nível local ou geral que confere ao ensino de geografia um papel decisivo na formação do educando cidadão.
A finalidade da obra é contribuir da melhor maneira possível, para o desenvolvimento do trabalho do professor em sala de aula, propondo uma série de procedimentos metodológicos e de atividades de ensino direcionado a um aprendizado significativos dos conteúdos por parte dos educandos, privilegiando as dimensões subjetivas dos alunos, valorizando sua experiência de vida e seus conhecimentos sobre a realidade. Esse objetivo do processo didático requer, portanto uma mudança na relação entre professor e aluno.
...