A Cartografia Básica
Por: Julio Geo • 11/5/2021 • Resenha • 1.196 Palavras (5 Páginas) • 241 Visualizações
[pic 1]
Aula 01: O que é a Geografia? Introdução a Cartografia Básica.
Com a invenção da escrita na antiguidade, os primeiros vestígios de conhecimento geográfico podem ser encontrado nos escritos de Heródoto sobre a invasão persa na Grécia, aproximadamente 485 a.C. Assim, os primeiros métodos de produção de conhecimento geográfico partiu muito sobre a observação e a descrição dos fenômenos que ocorriam na superfície terrestre.
No campo etimológico Geografia significa descrição da terra:
Geo= Terra Grafia= Descrição
Mas será que a Geografia ainda continua apenas descrevendo os fenômenos que ocorrem na superfície terrestre?
No decorrer da história da humanidade, o método descritivo foi utilizado bastante pelos povos europeus no período das grandes navegações com o intuito expandir o território de exploração de recursos naturais. Além disso, os produtos dessas descrições foram os mapas elaborados para auxiliarem as navegações. Nesse momento, podemos perceber que o método descritivo era necessário, porque há menos de 500 anos metade do mundo ainda era desconhecido.
Conceitos:
A Geografia por ser uma ciência complexa, é utilizada diversas abordagens para realizar a leitura de um determinado meio. Por conta disso, no decorrer do processo do desenvolvimento da ciência geográfica foram estabelecido diversos conceitos para a leitura do mundo, com isso destacaremos os cincos conceitos básicos da Geografia que são: Espaço, Território, Região, Paisagem e Lugar.
Espaço: É o conceito mais amplo e chave da ciência geográfica, pois pode ser entendido como palco das ações humanas e naturais. Ou seja, representa a totalidade dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre. Com isso, para se aprofundar mais ainda no conceito do espaço, temos como categoria o Espaço Geográfico. [pic 2][pic 3]
O Espaço Geográfico é o espaço habitado, transformado e utilizado pela sociedade. É nele onde pode ser compreendida a historicidade e a evolução da sociedade
Território: É a categoria da ciência geográfica que estuda no âmbito da politica a formação das fronteiras. No entanto nem sempre essas fronteiras são visíveis. Sendo o conceito que contribui com a abordagem das configurações de poder dos agentes políticos, econômicos e civis de um determinado espaço. Como por exemplo, se pegamos o mapa mundi politico podemos observar a delimitação dos territórios de cada país.
Resumo: O território pode ser visto onde um grupo ou pessoa exercer poder e influência em uma determinada área do espaço. Como por exemplo, os prefeitos que executam as leis em suas cidades. [pic 4][pic 5]
Região: É a parte do espaço geográfico delimitado por um critério estabelecido. Em outras palavras a região se individualiza devido a características espaciais comuns capazes de torná-lo diferente de outros espaços. Com isso, esse conceito é capaz de tornar um espaço homogêneo e distinto de outros espaços. Por exemplo: Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. [pic 6][pic 7]
Resumo: O ato de regionalizar pode ser definido como elaborar o perfil de uma determinada área do espaço. Como, por exemplo, as cinco regiões brasileiras. Porque cada uma está regionalizada de acordo com as orientações dos pontos cardeais.
Paisagem: A paisagem pode ser definida por tudo aquilo que os nossos sentidos podem captar no espaço geográfico. Esse conceito pode ser simplificado como tudo aquilo que observamos. A paisagem é a visão da janela do seu quarto, é a fotografia de viagem, é a imagens que passam pela janela de um ônibus em movimento. Portanto, é importante ressaltar que a paisagem não é estática e está em constante transformação.
RESUMO: A paisagem é o conceito da Geografia que está ligada com todos os nossos cincos sentidos: paladar, olfato, visão, audição e tato. Importante lembrar que os deficientes visuais conseguem compreender a paisagem com os outros sentidos. Abaixo, temos a paisagem urbana do centro de Nova Iguaçu, logo atrás a Serra do Vulcão. [pic 8]
[pic 9]
Lugar: É o conceito mais romântico da Geografia, pois nesse conceito que é estabelecido as subjetividades do individuo com o espaço. Ou seja, é o conceito geográfico que atrela a afetividade do sujeito com um determinado local. Por exemplo, uma escola é o local onde há aglomeração de diversos indivíduos onde estabelecem suas relações sociais criando afetividade e vinculo com aquele local.
Yi Fi Tuan, nos meados do século XX, estabelece duas categorias importantíssimas para o estudo do lugar. São elas:
- Topofilia: Espaço no qual o individuo tem um afeto com o lugar.
- Topofobia: É o espaço que individuo tem medo do lugar.
RESUMO: O lugar é o conceito onde você estabelece um vínculo pessoal e afetivo com o espaço. Pode ser a sua casa, seu trabalho, sua escola, seu quarto, sua igreja e entre outros. Em suma, é qualquer local que despertam sentimentos.
INTRODUÇÃO A CARTOGRAFIA BÁSICA.
A cartografia pode ser conceituada como a ciência de confecção de mapas. Dessa maneira, o objetivo do mapa é a representação de um determinado elemento do espaço dentro de uma carta.
...