A Diversidade cultural
Por: Keith Macedo • 8/11/2017 • Trabalho acadêmico • 499 Palavras (2 Páginas) • 391 Visualizações
Página 1 de 2
Diversidade cultural
Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico, tentando através dos meios de comunicação criar uma sociedade homogênea, aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura é um desses aspectos, várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições.
Conteúdos abordados: 6° e 7° ano do EF II
Objetivo: Identificar e desmistificar traços culturais característicos de diferentes regiões do Brasil.
Duração das atividade: Turno da noite.
Estratégias e recursos da aula:
- Recursos Multimídias (Aparelho de som, projetor, notebook, filmadora/celular);
- Vídeos / filme;
- Folheto impresso com informações sobre as regiões que foram abordadas no filme;
- Cartazes com imagens retratando a cultura dessas regiões;
- Vestimentas / caracterização dos personagens para a produção do filme.
Metodologia
- Para a realização desse projeto que relata a cultura de duas regiões do Brasil, norte e nordeste ficaram responsáveis pela preparação e execução do filme dois grupos;
- Um grupo abordará a cultura do Norte, e outro a cultura do Nordeste;
- Cada grupo confeccionará suas vestimentas e materiais necessários para a produção dos filmes, confeccionarão os cartazes que serão retratadas imagens da cultura e culinária local de cada região. No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. No Norte do Brasil estão nas festas populares como o Círio de Nazaré, Festival de Parintins a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré, mussarela de búfala. As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti.
- Confeccionarão os folhetins para entregarem ao público que se fará presente no local, na hora do evento;
- Após a confecção dos materiais necessário para a realização do filme, os grupos prepararão suas falas, de modo que todos os alunos envolvidos participem do filme;
- Com o filme pronto, a direção da escola convida os alunos e a comunidade para prestigiarem este evento;
- O professor prepara a turma / comunidade para assistir o vídeo sobre a diversidade da cultura brasileira, e solicita que assistam ao filme, procurando diferenciar características culturais dessas regiões.
- Ao término da passagem do filme, o professor propõe a socialização do filme, de que forma o filme contribuiu para o conhecimento de cada um, se ocorreu mudanças de pensamentos pré-moldados sobre dada região, o professor aproveita para reforçar com a turma as informações, valorizando a participação do branco, índio e do africano na construção da identidade cultural do país.
- Ao término do filme, os alunos e a comunidade serão convidados para apreciarem a exposição dos cartazes, as quais os educandos possam observar e fazer anotações sobre as diferenças culturais expressas nos cartazes.
Referência
Lucci, Elian Alabi. Geografia: homem & espaço, 7°ano. São Paulo: Saraiva, 2012.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com