A Engenharia Agrícola e Ambiental
Por: jhonatanborg • 8/4/2019 • Monografia • 1.838 Palavras (8 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP CURSO: Engenharia Agrícola e Ambiental DISCIPLINA: Ecologia Geral |
victor M. p. pereira
Terrário
fechado sem animal
Sinop-MT
2017
victor M. p. pereira
terrário
fechado sem animal
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Agricola e Ambiental da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso, para a disciplina de Ecologia Geral.
Dra. Ana Lúcia Tourinho
Sinop-MT
2017
INTRODUÇÃO
O primeiro terrário surgiu a cerca de 150 anos a traz, através do médico inglês, Nathaniel Ward. O terrário trata-se de um recipiente aberto ou fechado. Nesse caso um fechado, onde cultivamos algumas espécies de plantas, simulando o seu ambiente natural. Um terrário fechado apresenta, a uma microescala, o nosso meio ambiente, constituído por solo, água, ar, luz e seres vivos, como nesse caso é um terrário fechado e sem bichos, não vai incluir seres vivos então. E através do terrário, possamos observar fenómenos da natureza, como o ciclo da água e do carbono.
MATERIAIS E MÉTODOS
- Recipiente transparente de boca não tão larga e altura de cerca de 25 cm;
- Areia;
- Terra vegetal com adubo;
- Pedrinhas brancas;
- Carvão vegetal triturado;
- As Plantas que eu usei foram os cactos;
- Filme plástico para fechar o terrário;
- Utilizei colheres e facas para auxiliar na hora do plantio das mudas;
Passo a passo de como foi feito:
Passo 1: Escolha do recipiente
Utilizei um recipiente de plástico transparente, meio oval de certa de 25cm de altura. Como era novo o recipiente, tive que o lavar com água e sabão, depois passei um pano úmido de álcool para desinfeta-lo.
Passo 2: Preparo inicial do terrário
Primeiro coloquei as pedrinhas brancas no fundo do recipiente, depois coloquei a areia bem espalhada para que ficasse meio plana, em seguida coloquei mais uma camada de pedrinhas brancas para que em seguida pudesse colocar o carvão vegetal triturado, ao fazer isso coloquei mais uma camada fina de pedrinhas brancas e por último coloquei a terra adobada. Eu coloquei as pedrinhas brancas após cada camada para que pudesse ver perfeitamente as camadas diferentes do meu terrário, como mostra na imagem a seguir:
[pic 2]
Figura 1/ terrário com todas as camadas.
Passo 3: Escolha da muda de planta
Eu escolhi como plantas para o meu terrário os cactos, pois eles demoram para crescer e conseguem sobreviver com pouca água, também queria fazer no meu terrário um ambiente seco.
Passo 4: Plantio das mudas
Primeiro molhei meu terrário com água potável sem cloro, depois fiz alguns furos na terra adubada usando uma colher, colocando um cacto em cada furo que fiz, logo depois fui cobrindo com terra os espaços que sobraram no buraco, em seguida fui fixando e apertando com os dedos a terra em volta dos cactos para que não ficassem mal plantados.
Passo 5: Cuidados com os terrários
Logo depois de ter plantado todos os cactos, cobri o solo com muitas pedrinhas brancas para que parecesse mais um ambiente seco, em seguida coloquei algumas pedras maiores em alguns lugares sortidos dentro do terrário, ao terminar de “enfeita-lo”, e as paredes estavam meio sujas, então usei mais um pouco de água para limpa-las e com isso aguou mais um pouco meu terrário. Por último cobri a superfície do com papel filme, como mostra na imagem seguinte:
[pic 3]
Figura 2/Terrário totalmente terminado.
Passo 6: Como foi feito o acompanhamento do experimento
Esse experimento foi visto e estudado em três momentos diferentes durante o dia, um de manhã, ao final da tarde e a noite, durante aproximadamente 4 semanas. Durante esses estudos tudo que aconteceu foi anotado e também foi tirado fotos em algumas ocasiões.
Passo 7: O que foi observado nesse experimento
Logo após algumas horas depois de ter fechado o terrário, já pode se ver o surgimento de gotículas de água se acumulando nas paredes do terrário e na superfície onde está o papel filme. Então logo no início do experimento já podemos ver o processo chamado de ciclo da agua.
Ciclo da água
O ciclo da água em poucas palavras, é o processo que ocorre quando a água penetra na planta pela raiz e é liberada por meio das folhas pela evaporação. Esse ambiente não dá conta de absorver o vapor que fica nas paredes e no teto do recipiente. Quando a umidade chega ao ponto de saturação, ocorre uma espécie de chuva que devolve a água ao solo. No meu terrário esse processo ocorria diariamente em dois períodos, de manhã e ao final da tarde, como mostram nas imagens abaixo:
[pic 4]
Figura 3/ Período da manhã, 1ª semana.
[pic 5]
Figura 4/ Final da tarde, 1ª semana.
[pic 6]
Figura 5/ De noite, 1ª semana.
Durante uma semana esses processos eram totalmente iguais, dia após dia. Pela manhã e ao final da tarde, o plástico embaçava surgindo gotículas de água, e à noite o terrário estava normal. Ao passar uma semana teve uma pequena mudança no ciclo da água. As gotículas de água estavam diminuindo nas paredes do recipiente e em cima, também demoravam mais para ficar borrado e com gotículas, mas ainda assim não interferiu e nem prejudicou em nada as plantas, essa foi a única mudança durante essa segunda semana.
...