A Era Industrial
Seminário: A Era Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: XurupitaNat • 15/11/2014 • Seminário • 397 Palavras (2 Páginas) • 428 Visualizações
A origem dessa crise foi em 2001, quando o índice Nasdaq (que mede a variação de preços das ações de informática e telecomunicações) despencou em razão do “estouro da bolha da internet”. No início deste século, os negócios virtuais se expandiram e se fortaleceram, alimentando promessas de riquezas e possibilidades de negócios, atraindo muitos investidores, mas a onda de prosperidade não durou. A supervalorização de empresas e apostas em negócios malsucedidos causou o chamado “estouro da bolha”, levando pequenas empresas à falência e gerando prejuízos aos investidores.
Para evitar maiores prejuízos, o Banco Central dos Estados Unidos passou a orientar os investimentos para o setor imobiliário, ampliando a oferta de dinheiro a duas agências de crédito imobiliário do país que financiavam imóveis para a população de baixa e média renda. Essas empresas concederam financiamentos de alto risco a famílias sem renda, sem emprego e sem patrimônio, e acabaram falindo, desencadeando uma crise que obrigou vários países europeus a concederem ajuda financeira a seus respectivos sistemas financeiros, gerando uma crise internacional.
A natureza dessa crise mostrou que limitar e exagerar o foco da sociedade nos retornos de curto prazo, deixando cada vez mais distante a perspectiva de construir um mundo melhor e mais justo, funciona como um empecilho para a prosperidade duradoura.
Verifica-se que a Era Industrial possibilitou avanços tecnológicos que promoveram melhorias na condição de vida das pessoas e aumentaram seu grau de conforto, mas caracterizou-se pelo mito do progresso material ilimitado, ou seja, na crença de que não havia limites para a exploração dos recursos naturais.
Esse modelo produtivo, fundamentado na exploração de combustíveis fósseis, tornou-se insustentável do ponto de vista ambiental, gerando uma série de problemas que ameaçam a sobrevivência dos seres vivos na Terra. Assim, o modelo econômico atual gera muitos resíduos, provoca altos níveis de poluição, dificultando a preservação ambiental e melhorias na qualidade de vida da população, além de provocar a instabilidade do sistema financeiro e exacerbar a situação de pobreza extrema no mundo.
A transição para uma Nova Economia envolve muitos desafios, como a inclusão social, a criação de oportunidades sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, a recuperação da harmonia com o meio ambiente no curto, médio e longo prazos, o papel mobilizador do governo e as decisões e os comportamentos dos indivíduos, mas o principal desafio é preparar profissionais para a incorporação de ações de sustentabilidade em larga escala e curto
...