A GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Por: claudiosilva21 • 25/5/2018 • Trabalho acadêmico • 758 Palavras (4 Páginas) • 724 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA – S2
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Aluno: Claudionisio Silva Marcolino Filho
Preencha o arco de Charles Maguerez (Metodologia Problematizadora) sobre a abordagem Malthusiana e Neomalthusiana.
Teoria de Malthus
1. Observação da realidade: Malthus realizou sua pesquisa no período em que Inglaterra estava em uma transição do final do século XVIII para o XIX, ela estava se tornando industrializada ou seja as maquinas dominavam o cenário tal coisa trouxe mudanças na realidade do povo inglês pois com o advento das maquinas substituindo a força de trabalho, causando assim o desemprego de várias pessoas assim várias consequências como fome, doenças, e um aumento na mortalidade infantil em decorrência disso surgi o movimento chamado de Ludista onde desencadeou as quebras de maquinas.
2. Identificação do problema: Malthus observou que o aumento populacional, seria um problema pois, se não houvesse mecanismos de controle para estabilizar os recursos alimentícios, em questão de anos, iriam-se esgotar.
3. Identificação de pontos chaves (categoria temática):
- Malthus apontava o pauperismo ou miséria como algo natural e positivo, capaz de regular o controle populacional.
- Era contra a intervenção do estado ou de medidas sociais em benefício dos pobres.
- Produção limitada de alimentos, não haveria comida para todos.
- Luta de classes (proletariados e grandes capitalistas ou donos de empresas).
4. Teorização: A população crescia em ritmo de P.G (progressão geométrica) e os recursos alimentícios cresciam em ritmo de P.A (progressão aritmética).
5. Hipóteses e soluções:
- Abstinência ou adiamento sexual e o casamento para uma idade mais tardia causando infertilidade.
- Falta de alimentos para os pobres causando, falta de vestuários, guerras, doenças isso se relaciona diretamente ao aumento nos índices de mortalidade.
- Abolição de programas de políticas públicas para os menos favorecidos, abandono do estado causando assim desgraça a população.
6. Modificação da realidade: A teoria é de extrema importância para montar pensamentos e embasamentos sobre tal assunto, mas em alguns pontos é insuficiente e contraditória, pois existia e existe a superprodução de alimentos, as grandes monoculturas e o surgimentos dos transgênicos assim havendo comida para todos, o que impediria esse repasse seria a má distribuição e o grande enraizamento do capitalismo concentrando a riqueza na mão de poucos.
Teoria Neomalthusiana
1. Observação da realidade: A teoria tem seu embasamento no século XX, um alto crescimento populacional a partir da década de 50 nos países de terceiro mundo, cerca de 2/3 da população mundial se encontra na Ásia, África, América Latina.
2. Identificação do problema: Uma super população surge, identificasse que os países subdesenvolvidos tem uma grande população por conta da miséria e de uma realidade socioeconômica ruim.
3. Identificação de pontos chaves (categoria temática):
- Inchaço populacional
- Não controle do Estado na natalidade
- Grandes índices de natalidade
- Países com desenvolvimento tardio e economia baixa
4. Teorização: A superpopulação seria um problema pois traria subdesenvolvimento.
5. Hipóteses e soluções:
- Implantação de métodos contraceptivos (Diu, camisinha, pílula)
- Crescimento da indústria farmacêutica
- Controle de natalidade (intervenção do Estado)
- Planejamento familiar
6. Modificação da realidade: A teoria aponta a superpopulação como causa do subdesenvolvimento ou agravamento de tal situação, mas países desenvolvidos também a super população, a teoria foi de suma importância pois nela já se começou a pensar em planejamento familiar e um controle da população almejando o risco de uma superpopulação fora de controle.
Leitura Marxista da População
1. Observação da realidade: Por volta do século XIX Marx faz observações na classe burguesa que era detentora dos meios de produção que empregavam a força de trabalho, Marx observa que a um acumulo de capital na classe burguesa.
...