A GLOBALIZAÇÃO
Artigo: A GLOBALIZAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alunadedicada • 27/11/2013 • 618 Palavras (3 Páginas) • 277 Visualizações
A globalização ocupa um papel fundamental para interpretarmos o sistema mundo. Você pode presenciar suas influências desde o simples ato de fazer compras no supermercado até a complexa relação econômica entre os países.
Observe os rótulos dos produtos de consumo em sua casa. Provavelmente, a maioria é fabricada por multinacionais – empresas que possuem filiais espalhadas em diversos países. Esse é um aspecto da globalização.
A interdependência entre os países constitui o termo chave para entender o processo de globalização. Más como ocorre essa interdependência? Quais os setores que estão mais ligados no processo de globalização?
Segundo estudiosos do assunto, o período das “ grandes navegações” pode ser entendido como um marco da globalização, quando os povos comercializavam entre si os produtos das mais variadas regiões do globo, suprindo as necessidades da população que podia pagar os altos preços comuns às importações
Além de o comércio constituir- se num elemento de comunicação entre os povos, aspectos culturais também se difundiam através da navegação. Dessa forma, as sociedades da época já estavam inseridas no processo de globalização.
As fronteiras passaram a ter valor secundário. Submetidas aos acordos internacionais, cada vez mais a relação de interdependência aumentou entre as nações.
Conceitos básicos: assim, países localizados nas zonas temperadas não produzem os mesmos alimentos típicos da zona tropical, e os recursos minerais também estão presentes em pontos diversificados. Os países mais extensos possuem mais vantagens na exploração dos recursos naturais e na atividade agrícola, porém não são autossuficientes, ou seja, sempre precisarão importar produtos de outros países. Quando ocorre a troca de produtos entre as nações, dizemos que existe uma interdependência, um depende do outro.
Como os países ricos investem em pesquisas muito mais do que os países pobres, eles dominam os avanços tecnológicos e as descobertas científicas, suas indústrias atingem escalas mundiais, portanto, eles fornecem seus produtos e serviços por um valor mais elevado do que os produtos e serviços originários de países menos desenvolvidos.
Liberalismo: aos poucos, o controle do Estado sobre a economia foi cedendo espaço para os donos das fábricas que participavam das decisões políticas. Essa mudança se caracterizou pelo mercado livre, iniciativa individual, livre concorrência e desregulamentação. Isso devia significar que o estado não iria interferir nas atividades econômicas, estas deviam seguir regras próprias-sem tabelamento de preços ou barreiras para dificultar o comércio. Adam Smith, fundador da economia moderna, foi um dos principais divulgadores da teoria do liberalismo.
No Brasil e demais países latino-americanos, o neoliberalismo começou a se fortalecer a partir da década de 1980. A privatização de várias empresas estatais nos últimos anos enfatizou a idéia de neoliberalismo e até hoje motiva discussões. Se você não se lembra, pergunte à sua família o nome de algumas empresas que foram vendidas a grupos privados.
Protecionismo: a forma mais comum de proteger o mercado interno se dá pelas barreiras alfandegárias. Com a cobrança de altos impostos sobre produtos importados, o custo se eleva, favorecendo
...