A Geografia da População
Por: Fabiano Oliveira • 16/5/2020 • Trabalho acadêmico • 701 Palavras (3 Páginas) • 176 Visualizações
Aluno: Fabiano Oliveira da Conceição
Matrícula: 18212140225
Polo: Niterói
AD2 – Geografia da População
1. Observe o mapa de regiões climáticas da China (vide arquivo anexo).
Pergunta-se:
A) Quais as regiões climáticas que concentram a maior parte da população chinesa? (1,0)
R.: Subtropical e tropical de monções.
B) Explique a relação entre o clima, a agricultura e a alta concentração populacional existente no sul-sudeste-leste da China. (1,0)
R.: Ao observarmos o clima da região sul-sudeste-leste da China, vemos que são propícias à agricultura, sobretudo do arroz, ao passo que as demais regiões ou são muito frias ou muito áridas. Também nas áreas mais povoadas, há a presença dos rios Huang Ho e do Yangtsé Kiang.
2. Leia as aulas 8 e 9. Depois, acesse a reportagem “China vê política do filho único como ineficaz e planeja liberação total” no link abaixo e em seguida responda ao que se pede.
https://veja.abril.com.br/mundo/china-ve-politica-do-filho-unico-como-ineficaz-e-planeja-liberacao-total/
Considere, para as suas respostas, o que está disposto nas aulas sobre a China, bem como a própria reportagem indicada.
A) Quando e por que foi adotada a política do filho único na China? (1,0)
R.: Foi adotada em fins dos anos 70 devido ao retorno da China às condições minimamente satisfatórias do ponto de vista alimentar e à queda da mortalidade.
B) Quais as duas principais preocupações do governo em relação aos reflexos da política no filho único em quanto à dinâmica da população chinesa? (1,0)
R.: A quebra da tradição chinesa de que o filho homem cuidaria dos pais na velhice e também ao crescente número de infanticídios envolvendo meninas.
C) Indique as razões pelas quais o fim da política do filho único, adotada em 2016, não gerou os resultados esperados pelo governo chinês. (1,0)
R.: Porque a família diminuta continua sendo uma realidade na China, independentemente da coerção estatal ou de programas de natalidade. Desta forma, os problemas inerentes à desproporção entre o número de homens e mulheres no futuro, como também o próprio envelhecimento da população ainda continuam a assustar o país.
3. Sobre a população e o trabalho, pede-se:
A) Diferenciar emprego de subemprego. (1,0)
R.: No emprego há segurança jurídica para o empregado, além dos devidos recolhimentos dos encargos trabalhistas e depósito na previdência. Ao passo que no subemprego não se recolhe encargos nem o percentual da previdência, nem os direitos trabalhistas são assegurados ao trabalhador, deixando-se este inseguro juridicamente.
B) Diferenciar trabalhador autônomo de profissional liberal. (1,0)
R.: Trabalhador autônomo é a pessoa física que exerce atividade econômica, ou presta serviços a outrem, com ou sem fins lucrativos por sua conta. É o prestador de serviços sem vínculo empregatício. O profissional liberal "o liberal é designado para aquele profissional que tem total liberdade para exercer a sua profissão. Ele pode constituir empresa ou ser empregado, no entanto. O profissional liberal é sempre de nível universitário ou técnico. Também está registrado em uma ordem ou conselho profissional e é o único que pode exercer determinada atividade.
...