A Geografia do Paraná
Por: Edivania Cássia • 8/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.234 Palavras (5 Páginas) • 330 Visualizações
QUESTÕES:
Responda o que se pede, em relação à ocupação humana e às primeiras formas de motivação econômica do território paranaense.
• O deslocamento da ocupação humana aconteceu de leste para oeste ou de oeste para leste, de sul para norte ou de norte para sul? Responda e indique a motivação econômica que justificou a ocupação.
R: Em 1753 foi feita a anexação da capitania pelo governo Português e a capitania de São Paulo foi estabelecida em 1765. Estava formada a 5ª comarca, cuja área se estendia por uma região correspondente ao atual Estado de São Paulo, ido ate a fronteira oeste do atual Estado de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul.
Na segunda metade do século XVII o Estado do Paraná recebeu a primeira etapa de colonização, que vinculada ao ciclo da mineração do ouro, trouxe contingentes populacionais provenientes de São Paulo. Com o declínio dessa atividade, a ocupação do território paranaense esteve ligada a fases econômicas representadas pelo tropeirismo, pela extração e beneficiamento da madeira e pela extração e beneficiamento da erva-mate, já na terceira década do século XIX.
Em meados do século XIX, inicia-se a ocupação da região norte do Estrado feita pelos cafeicultores paulistas que adquiriram grandes glebas de terra aproveitando o impulso dado pela economia cafeeira.
A partir de 1940, o sudoeste paranaense é povoado por gaúchos e catarinenses, os quais, como frente pioneira, completam a ocupação de todo o Estado.
(MARQUES, THOMAZ 2012 p.14-15)
A ocupação do território paranaense se deu em três momentos: Leste para Oeste (Litoral do Estado para a região de Curitiba, Campos Gerais e Campos de Guarapuava) motivado inicialmente pela extração mineral, com a descoberta do ouro de aluvião nos rios que descem a Serra do Mar, num segundo momento o tropeirismo se estabelece nas regiões de campos (Campos Gerais) e em seguida, quando a frente entra na região de Guarapuava, uma região de matas, então aí se estabelece a extração da madeira do pinheiro e a extração da erva mate.
Norte para Sul, com uma frente vindo do Leste de São Paulo. Nessa Frente Norte a principal motivação econômica foi o café. Inicialmente as margens do Rio Paranapanema, com os grandes produtores ocupando áreas espontaneamente, aos poucos também começam a ocupar essas áreas os pequenos produtores, gerando os conflitos por terra na região. O governo então interfere na situação, titula a terra aos que ocuparam e as áreas remanescentes são entregues para as colonizadoras, que ficam responsáveis em distribuir e colonizar essas terras remanescentes.
Sul para o Oeste, com uma frente vindo de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, a principal motivação econômica e política que deslocou essa frente esta ligada a questão dos minifúndios do Rio Grande do Sul e a questão da margem para Oeste.
• Identifique as trajetórias, os períodos de deslocamento e os atores sociais das frentes Tradicional, Norte e Sudoeste.
R: A ocupação do território paranaense deu-se através de três frentes ocupacionais:
A primeira frente foi a Tradicional, que se deu antes da emancipação do Estado (1853) no período do século XVII, deslocando-se do Litoral do Estado para a região de Curitiba, Campos Gerais e Campos de Guarapuava, seus principais atores sociais foram os vicentinos, ou seja os ocupantes vindos principalmente da capitania de São Vicente.
A segunda Frente Norte que saiu do Leste do Estado de São Paulo chegando até o Norte do Paraná na região de Campo Mourão, aconteceu na segunda metade do século XIX, e os principais atores sociais foram os mineiros e paulistas.
E a terceira Frente Sudoeste, seu deslocamento deu-se na segunda metade do século XX, os atores sociais são os gaúchos e catarinenses e com isso a cultura e tradições são diferentes da frente Norte. Nesse período havia uma concentração de população na faixa leste ou litorânea e na faixa Oeste a população rarefeita, sem um processo de colonização para essa área. Getúlio Vargas (presidente do Brasil) estabelece um processo chamado de “Marcha para Oeste”, ou seja, deslocar populações do Leste para o Oeste e junto com a população também o processo econômico. Assim, os gaúchos e também catarinenses deslocaram-se para a região Oeste do Paraná.
• Em qual frente o café foi o produto que atraiu populações e serviu como base do processo de sustentação econômica?
R: O café foi a base do processo de colonização da Frente Norte. Quando a cultura do café entrou em crise no Estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os produtores atravessaram o Rio Paranapanema e encontraram terras propícias para a cultura, investiram no desmatamento
...