A Globalização
Por: Guilherme Luz Silva • 9/4/2017 • Resenha • 401 Palavras (2 Páginas) • 213 Visualizações
GLOBALIZAÇÃO
Processo de aprofundamento internacional de integração comercial, industrial, financeira, social, cultural e tecnológica entre os países. Foi um processo impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.
Desenvolvimento tecnológico parece encurtar as distâncias e o progresso tecnológico tende a aproximar todo o planeta. Globalização, internacionalização, mundialização são expressões que quase podem ser consideradas sinônimas.
O fenômeno da globalização fez com que os fatos que aconteciam em lugares distintos pudessem ser noticiados no mundo todo, em tempo quase real, conseqüência dos avanços no campo das telecomunicações e dos transportes.
A globalização não é apenas econômica, pois pode ser considerada um fenômeno que tende a aproximar culturas e costumes sociais e políticos. Como fenômeno cultural, inclui desde a informação instantaneamente globalizada até o predomínio do inglês, o idioma da globalização, o que tende a deixar o mundo cada vez mais homogêneo.
Outra característica foi a expansão do turismo. A modernização e o barateamento dos sistemas de transportes permitiram que as pessoas chegassem a lugares que antes só eram alcançados com muito tempo de viagem e a um custo muito elevado, o que inviabilizava o turismo para maioria das pessoas.
Nesse processo de aproximação entre nações, o comércio se tornou o carro-chefe. Por meio dele, intensifica-se a integração de outros elementos, como cultura, pessoas, informações e serviços.
O mercado internacional se tornou muito competitivo e somente os grupos mais fortes e organizados sobrevivem. Esse cenário leva muitos países a buscarem um fortalecimento comercial, econômico e político mútuo, visando alcançar novos mercados e aumentar sua participação comercial no mundo. Assim a criação de blocos econômicos estreitou as relações econômicas, comerciais e diplomáticas entre os países que compõem uma determinada região do globo.
Com o aprofundamento das relações internacionais, os primeiros e tímidos acordos bilaterais se transformaram em um grande e audacioso bloco de integração econômica, no qual todos os participantes acabam percebendo ser indispensável esse tipo de convivência para a manutenção de seus investimentos e para o equilíbrio de sua contas. Tal prática não era pensada e não era tida como indispensável, mas hoje é impossível imaginar o mundo de forma diferente.
Cada país passa a buscar parcerias regionais para o fortalecimento de seus setores produtivos e sua economia, o que leva ao surgimento dos blocos econômicos. Exemplo: NAFTA( Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), a União Europeia(união política e econômica da Europa) e o Mercosul( Mercado Comum do Sul).
...