A Globalização Factual
Por: o2671847 • 8/4/2017 • Abstract • 850 Palavras (4 Páginas) • 226 Visualizações
O QUE É GLOBALIZAÇÃO?
espécie de mercado financeiro mundial criado a partir da união dos mercados de diferentes países e da quebra das fronteiras entre esses mercados. - Definição dada pela Wikipédia
Em poucas palavras: Livre comercio e relações entre paises
Um Pequeno exemplo:
A comunicação com alguem de outro continente só é possível se entre os paises houver alguma conexão inter-continental, como por exemplo a rede de Internet.
LOGO DA ONU
(Organizações das Nações Unidas e seu logotipo com a terra plana/projeção azimutal)
UMA SOCIEDADE GLOBALIZADA
O pensamento de Georges Gurvitch resume bemo que é uma sociedade globalizada: aquela onde há a necessidade da existencia de quatro soberanias: social, econômica, jurídica e política.
Uma sociedade globalizada, pode ser entendida como aquela que apresenta internacionalização e diversidades culturais, políticas e econômicas.
Embora pareça posítivo, a globalização só é benéfica a paises supostamente detentores do poder economico. Paises terceiro mundistas, graças aos seus governos pouco soberanos, são explorados de todas as formas possíveis. Um exemplo disso é a africa, onde a maior parte do capital vindo da extração dos mineiros sequer passa pelo país.
PAISES EXCLUIDOS DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Alguns paises, podem ser considerados não-globalizados. Tais paises tem como caracteristica sua restrição ao resto do mundo, estes negociam muito pouco com outros paises.
Um exemplo é a Coréia do Norte onde há uma economia planificada, ou socialista. No pais, há muita censura midiática.
De fato a principal caracteristica de um pais não globalizado é a soberania do estado nacional. Na Coreia do Norte, o Ditador Kim Jong-un é idolatrado. Cuba, é um outro caso, mesmo que por interes politicos com a antiga URSS mantinha alguma relação com outros paises, podemos considerá-la um país que se isolou, alguns acusam os embargos americanos, mas o fato é que, a propaganda e o mitiscismo criado em cima do ditador Che Guevara nos mostra como um pais pouco globalizado tem sempre um herói nacional e algum nacionalismo é incentivado para que a população não se sinta excluída do resto do mundo.
O QUE É DE FATO UM PAIS GLOBALIZADO E NÃO GLOBALIZADO?
Um pais globalizado, perde sua soberania nacional e é manipulado pelo poder economico. É dificil explicar em poucas palavras como isso ocorre, podemos chamar isso de globalismo. Análisando as redes de influencias (principalmente a do Marxismo Cultural) é possível chegar em alguns nomes. Grande parte da influencia econômica está nas mãos de um pequeno grupo que detem todos os grandes bancos mundiais.
OS ESTADOS UNIDOS
O maior símbolo que temos de um estado soberano e imperialista, serve para exemplificar como a globalização enfraquece o poder político nacional. Desde 1913, com a fundação do Federal Reserve, (FED) o banco central americano, embora a nomenclatura, não é federal e sim privado. A partir do FED, um novo sistema econômico fez com que os EUA tivesse uma divida eterna com os bancos que o financiam.
EUA: A maior economia do mundo também tem a maior divida no FMI.
O QUE É DE FATO UM PAÍS NÃO GLOBALIZADO?
Os exemplos que temos adotaram um fechamento não só cultural, mas economico, tais paises são pobres devido as restrições economicas, claro que riqueza não está atrelada ao liberalismo econômico, mas, talvez não fosse tais econômias planificadas, teriamos melhors exemplos de países não globalizados.
Há alguns paises no oriente médio que podem ser considerados não-globalizados. Após o suposto ataque no dia onze de setembro, os Estados no oriente médio foram gradativamente enfraquecendo por ação americana e israelense. Globalistas, com destaque ao banco Rothschild, onde
...