A OFICINA MEIO AMBIENTE
Por: lorysardi • 19/8/2015 • Trabalho acadêmico • 548 Palavras (3 Páginas) • 418 Visualizações
RELATÓRIO OFICINA.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
A questão ambiental recebeu uma atenção maior nos últimos anos devido aos efeitos desastrosos causados pela ação humana no mundo e em conseqüência, a percepção das pessoas com relação ao tema se tornou mais aguçada, porém se comparada à complexidade do assunto, essa atenção ainda é demasiado pequena. Foi pensando em expandir meus conhecimentos com relação a este tema que vem ganhando cada vez mais destaque e especialmente, que é de responsabilidade de todos nós, que eu optei por participar desta oficina.
Com base na apostila dos autores Prof.Dr.João Luís de Moraes Hoeffël e Profa.Esp.Nayra de Moraes Gonçalves, essa oficina apresentou a ação humana no meio ambiente ao longo dos anos bem como suas conseqüências e alterações realizadas. A apostila apresentou ainda os problemas ambientais decorrentes da expansão industrial e expansão do consumo das tecnologias degradantes em grandes escala, resultado da tão falada globalização e embora tenham possibilitado o avanço da sociedade e melhorias na qualidade de vida da população, os processos de expansão e avanços da produção industrial, a urbanização, as alterações nas formas de uso do solo e a globalização cultural e econômica também vêm ocasionando riscos socioambientais, contribuindo para a ocorrência de diversos impactos que se caracterizam como problemas ambientais globais.
No decorrer das últimas décadas, aumentaram a preocupação e as discussões sobre as mudanças climáticas, em especial com relação às suas origens e suas consequências sobre o ambiente e a humanidade, ocasionando um acirrado debate sobre as evidências da conexão entre mudanças climáticas e o efeito estufa, com consequente aquecimento global, porém através da oficina, aprendi que embora muitas propostas sejam apresentadas para solucionar ou melhor dizendo amenizar as conseqüências deste problema, a implementação da mudança com base na adoção de medidas é bastante lenta e a falsa consciência da população de que essas iniciativas competem apenas ao Estado, sem dúvida alguma é um fator que só vem a dificultar o avanço deste processo.
Nesta oficina, vi que a questão do aquecimento global só começou a ganhar importância com a realização da Primeira Conferência Mundial sobre o Clima, em 1979, pela Organização Meteorológica Mundial – OMM – das Nações Unidas. Diante das evidências científicas sobre a possibilidade de mudanças no clima do Planeta, o PNUMA e a OMM criaram o Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima – IPCC, durante a Primeira Conferência Climatológica Mundial, realizada em Toronto, em 1988. A oficina salientou também que a principal meta da Convenção sobre Mudança do Clima é a estabilização das emissões de gases de efeito estufa, em níveis que evitem a interferência antrópica sobre o clima mundial. A Convenção é bastante ampla e depende de regulamentação por parte do Poder Executivo de cada um dos países, bem como de futuras negociações, que são realizadas no âmbito das Conferências das Partes – COPs.
Atenuar os efeitos dos problemas ambientais globais e contribuir para a elaboração de políticas que visem à sustentabilidade requer esforços igualmente globais, e a Educação não pode ficar a margem das mudanças nesse sentido, cabendo
...