A Organização Mundial Do Comércio, O Fundo Monetário Internacional E O Banco Mundial
Trabalho Universitário: A Organização Mundial Do Comércio, O Fundo Monetário Internacional E O Banco Mundial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AmeliaCarminati • 26/3/2015 • 2.520 Palavras (11 Páginas) • 633 Visualizações
A OMC
O que é
A OMC (Organização Mundial do Comércio) é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Com sede em Genebra (Suíça) foi fundada em 1994, durante a Conferência de Marrakech.
Funções da OMC
- Regulamentar e fiscalizar o comércio mundial;
- Resolver conflitos comerciais entre os países membros;
- Gerenciar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização da economia;
- Criar situações e momentos (rodadas) para que sejam firmados acordos comerciais internacionais;
- Supervisionar o cumprimento de acordos comerciais entre os países membros.
As reuniões da OMC: rodadas
As reuniões da OMC, também chamadas de rodadas, ocorrem de tempos em tempos e costumam durar anos. Estas rodadas tem como objetivo principal o estabelecimento de acordos comerciais em nível mundial.
Atualmente, a OMC coordena a Rodada de Doha, que teve início em 2001 e ainda não terminou. Com a participação de 149 países (inclusive o Brasil) esta rodada tem como objetivo principal a diminuição das barreiras comerciais e do protecionismo comercial no mundo, focando o livre comércio para as nações em processo de desenvolvimento econômico. Os principais temas tratados na rodada de Doha são: tarifas de comércio internacional, processos de facilitação de comércio, subsídios agrícolas e regras comerciais.
O FMI
O que é
O FMI (Fundo Monetário Internacional) é uma organização internacional com o objetivo de regular e atuar diretamente no funcionamento do sistema financeiro mundial. Com sede em Washington (Estados Unidos) foi fundado em 1944 e possui mais de 187 países como seus aliados.
Funções do FMI
O FMI cuida dos funcionamento dos países monitorando as taxas de câmbio e a balança de pagamentos, zelando pela estabilidade monetária de cada país associado. O principal objetivo do FMI é evitar que desequilíbrios no setor financeiro e nos sistemas cambiais dos prejudiquem a expansão do comércio e das transações comerciais entre os outros países do mundo.
Cada país membro do FMI possui uma cota, ou seja, um valor que tem que ser enviado ao órgã, em forma de contribuição, que é determinada com base em seus indicadores econômicos, como o PIB. (Produto Interno Bruto). Quanto mais o países contribui para o FMI, maior é o seu peso do voto nas decisões.
O BM
O que é
O BM (Banco Mundial) é uma instituição financeira internacional que fornece empréstimos para países em desenvolvimento em programas de capital.
O Banco é composto por duas instituições: Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e Associação Internacional de Desenvolvimento(AID). O Grupo Banco Mundial abrange estas duas e mais três: Sociedade Financeira Internacional (SFI), Agência Multilateral de Garantia de Investimentos(MIGA) e Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI).
Funções do BM
O trabalho do Banco em parceria com os países ressalta:
o O investimento nas pessoas, especialmente por meio da saúde e da educação básicas;
o A criação de um ambiente para o crescimento e a competitividade da economia;
o A atenção ao meio ambiente;
o O apoio ao desenvolvimento da iniciativa privada;
o A capacitação dos governos para prestar serviços de qualidade com eficiência e transparência;
o A promoção de um ambiente macroeconômico conducente a investimentos e a planejamento de longo prazo;
o O investimento em desenvolvimento e inclusão social, governança e fortalecimento institucional como elementos essenciais para a redução da pobreza.
OS EUA PÓS SEGUNDA GUERRA E SUAS INFLUÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES
A Segunda Guerra Mundial demarca um divisor de águas na história do capitalismo. Nesse sentido, como condição à estabilidade de longo prazo e de defesa contra outras crises futuras, a dinâmica capitalista do pós-guerra passava a exigir fundações menos frágeis que aquelas que haviam sustentado a economia mundial até os anos 1920/30, apresentando-se o desafio de formas mais globais de planejamento e de acordos macroeconômicos entre as potências industriais como o único caminho à salvaguarda do sistema como um todo.
O keynesianismo (com sua fórmula do Estado regulador/ investidor e de Bem Estar) e o fordismo (como universalização do modelo produtivo americanista pautado na produção e no consumo de massa) emergem, então, como padrões institucionais mundiais de estabilização sistêmica, responsáveis pela ampliação das demandas efetivas que garantiriam, durante os vinte e cinco anos que se seguiram a 1945 (Golden Years), a acumulação capitalista a uma taxa média de crescimento econômico jamais conhecida na história. Nesse movimento, a centralização do poder financeiro internacional se torna ainda maior, passando os Estados Unidos, praticamente, a desfrutar do monopólio da liquidez mundial, em 1947, simbolizado na equivalência de suas reservas de ouro ao percentual de 70% do total disponível no planeta (Arrighi, 1996, p. 284) : .
Com o desfecho da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América podiam considerar-se os grandes vencedores, uma vez que o seu território não fora alvo de massivas destruições, a perda de vidas fora diminuta (apesar dos cerca de 400 000 soldados mortos em combate, não contando com os feridos e desaparecidos) e o esforço de guerra proporcionou crescimento econômico.
De fato, entre 1939 e 1945, os EUA entraram num período de desenvolvimento resultante do aumento do produto nacional bruto, do incremento da produtividade agrícola e industrial e da descida das taxas de desemprego. Para dar uma noção, as importações aumentaram aproximadamente 75% enquanto as exportações atingiram os 340%.
Este crescimento econômico foi mais notório a partir de 1945, porque os EUA, além
...