A Revitalização
Por: Raffa Lopez • 29/5/2018 • Resenha • 984 Palavras (4 Páginas) • 135 Visualizações
Alegra centro
Projeto criado em 2003 de revitalização e desenvolvimento da região do centro histórico de santos e melhorar a paisagem urbana, com aproximadamente 4 mil empresas foram abertas até os dias de hoje.
A iniciativa foi por meio de vários incentivos fiscais, como por exemplo a isenção dos mesmos até a possibilidade de patrocínio por empresas locais. No caso do patrocínio, a empresa patrocinadora pode obter até 50% de isenção do IPTU ou ISS.
Aproximadamente já foram gastos 173,29 milhões em 490 obras restauradas. Dentre estas obras se destacam o teatros Coliseu e Guarany, Casa do Trem Bélico e Estação Ferroviária do Valongo também fizeram parte do programa, bem como a implantação de um Poupatempo, a transferência da Câmara Municipal para o Castelinho (antigo prédio dos Bombeiros) e, mais recentemente, a decisão de instalar o Museu Pelé no antigo Casarão do Valongo.
[pic 1]
Figura 1 http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/prefeitura-preve-mudancas-no-programa-alegra-centro/?cHash=cab6cd456ff6c0e62c9397176da4f3f4
Entrevista
- O que revitalização?
- É a favor ou contra?
- Como lidar com a gentrificação?
As primeiras entrevistadas são alunas do 1 ano do ensino médio de Guarujá, estavam realizando uma pesquisa para a CAMPS.
NOMES: Geyse, Rayanne e Leticia.
- As três desconheciam o significado e o que é revitalização.
Foi explicado para as entrevistadas o significado de revitalização.
- As três responderam que são a favor d revitalização. Explicaram que entenderam que a revitalização do centro histórico de Santos é ótimo, porque vamos ter uma cidade mais bonita, vamos ter mais áreas de lazer, empregos, não viam nenhum ponto negativo na revitalização.
- As três também desconheciam o significado da palavra de gentrificação.
Também foi explicado para elas os pontos negativos da revitalização e o que é a gentrificação.
A depois disseram que não são mais a favor da revitalização, quando não se existe algo de benefício para todos.
Nomes: Juliana e Mariana
São educadoras do museu do café, ambas são formadas em história.
- Definem como restauração
- É importante para manutenção de um patrimônio, por exemplo o museu do café que em 95 anos, a revitalização do prédio é importante para um melhor acesso e conforto dos visitantes.
- Ok, bacana revitalizar, mas normalmente não existe uma estrutura para alojar as famílias que vivem ao redor e acabam sendo expulsas do seu local de origem sem destino ou estrutura. Exemplo: Santos circulo do café, começo de urbanização da cidade, construção dos canais de Saturnino de Brito, existia na cidade alguns cortiços que foram demolidos como forma de saneamento, e sem dar para aquela população que habitava nesses cortiços um lugar para morar, essas pessoas começaram a se mover para os entornos da cidade, por exemplo: criação da zona noroeste de Santos e invasão dos morros.
Nome: Nelson e Lopez
São dois senhores que estavam expondo alguns objetos de artesanato na casa dos azulejos. Ambos vivem na cidade aproximadamente 15 anos. Cita o VLT com principal obra de revitalização na cidade de Santos.
Estão totalmente de acordo com a revitalização do centro histórico da cidade, pela atração turística que serão atraídos e geração de empregos para os moradores locais
Apontam como principal defeito da cidade a falta de sinalização da ruas, informando que os moradores conseguem se virar, mas quem é de fora fica totalmente deslocados pela cidade.
- É renovação
- A credita que não da para fazer tudo para todo mundo, se está sendo homogêneo para acesso de todos ou não o importante é que estão sendo gerados empregos e está movimento o comércio.
- Não sei dizer se é bom ou ruim a gentrificação, cada um sabe de si. Por exemplo eu morava em São Paulo, quando vi que não tinha mais condições de morar lá vim embora para Santos, e hoje vivo razoavelmente bem.
Nome: Patrícia e Rosa
São secretarias do Santo Antônio do Valongo de Santos ambas trabalham à 12 anos no Santuário.
- Onde o santuário se encontra era uma áreas degradada, a própria população tem um preconceito de ir visitar a santuário porque acham que o lugar é perigoso, mas com o projeto alegra centro as coisas começaram a mudar. A rua do comércio ela ficou muito bonita, mas ela foi utilizada mais para casas noturnas e bares, não foi uma questão para toda população, melhorou iluminação, policiamento, a vinda do museu Pelé e o ponto final do bondinho aumentou o fluxo de visitantes principalmente nessa época dos cruzeiros marítimos. Mas ainda é comum receber ligações perguntando se não é perigoso visitar o santuário, pessoas que moram a mais de 50 anos na cidade e nunca ter vindo visitar o santuário .
- A traz do santuário na área da Petrobras alguns moradores ainda moram no local e outros foram alojados para o saboo, não ouve um reembolso porque a casas ali era cedidas, mesma coisa aconteceu com a conclusão da obra do VLT, haviam casas nas proximidades da linha, e foram desapropriadas porque eram casas cedidas.
Nome: Soraia
Guia de turismo do Bondinho
- A revitalização tem toda a importância do mundo, além de você preservar a história da cidade. Revitalização é restauro, traz o comercio de volta, deixa vivo o comercio que estava morto muito tempo, ela vai reviver toda aquela história com o turismo e o comercio local. Podemos ver a diferença de Santos com São Vicente, Hoje no centro temos a pouco tempo um hotel de auto padrão instalado IBis.
Durante o passei do bondinho, a guia turística ela levanta a questão dos comerciantes de pequeno porte que tiveram que baixar as portas do comércio, abandonar seus pontos por conta de grandes empresas, shoppings que começaram a se instalar na cidade.
Não vejo problema hoje na revitalização porque isso está sendo trazido de volta com abertura de barzinhos, lojas, restaurantes e isso gerou empregos para população que e fundamental para todos.
...