A Tecnologia Agrícola
Por: ericmitodes • 19/8/2022 • Projeto de pesquisa • 782 Palavras (4 Páginas) • 93 Visualizações
p.16 à 35.
TECNOLOGIA AGRÍCOLA
- MANOBRAS DIGITAIS – QUANDO TRATORES FUNCIONAM ONLINE
O que vem crescendo é o mercado da agricultura de precisão. (Monopólio de empresas )
A digitalização da produção ainda está em um estágio inicial, mas se desenvolve rapidamente. No cultivo agrícola, a agricultura de precisão otimiza as operações, economizando dinheiro e recursos e maximizando os rendimentos.
No Brasil, o maior investimento em equipamentos e maquinas agrícolas de precisão ocorre nas lavouras de soja e milho, em especial na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Os grandes produtores esperam aumentar a produtividade, diminuir custos e necessidade de mão de obra.
Nesse sentido, enquanto um boom no setor gerará emprego na produção, manutenção e na área de software dos equipamentos, reduzirá o número de empregos na produção animal e em áreas agrícolas intensivas em mão de obra.
- FERTILIZANTES - AGROTÓXICOS PARA O SOLO
Os fertilizantes sintéticos aumentam a produtividade da agricultura, mas não melhoram a qualidade do solo. Os fabricantes querem vender mais, apesar dos altos custos energéticos e ambientais.
A produção de fertilizantes artificiais é extremamente intensiva em energia, o que significa que seus preços estão vinculados aos preços do gás e do petróleo.
Desde 1961, o consumo de fertilizantes artificiais aumentou seis vezes, desde 2016 a demanda chinesa por fertilizantes está se estabilizando.
No Brasil, o uso de fertilizantes aumentou 3,5 vezes desde 1995, resultado da intensificação agrícola industrial no país. Cada hectare de terra arável é tratado com 163,7 kg de fertilizantes – uma quantidade bem elevada em comparação com a média mundial de 137,6kg e que torna o Brasil o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo.
Exemplo: Cidade Cubatão acidente na empresa Vale Fertilizantes que liberou gases tóxicos 2017.
- SEMENTES E AGROTÓXICOS
DE SETE PARA QUATRO –HEGEMONIZANDO O MERCADO. (Monopólio).
- AGROTÓXICOS NO BRASIL (o pop do agro)
Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. As commodities soja, milho, cana e algodão concentram 85% do total de agrotóxicos utilizados. (o uso extremo dos agrotóxicos afeta a vida e saúde dos trabalhadores)
Normas foram alteradas para acomodar maior uso de agrotóxicos nos plantios de sementes transgênicas.
- GENÉTICA ANIMAL
Rebanhos geneticamente modificados são propensos a doenças e difíceis de comercializar. No entanto, muitos laboratórios estão desenvolvendo métodos para industrializar ainda mais a produção animal.
- BIOFORTIFICAÇÃO
NEM MAIS FORTE, NEM MAIS SAUDÁVEL
Como a manipulação genética de plantas com o objetivo de aumentar a concentração de um ou mais micronutrientes vem provocando desequilíbrio nos alimentos.
Ao contrário do que o nome sugere, o alimento biofortificado não é mais forte, nem mais saudável, pois elimina as características inerentes do alimento, provocando um desequilíbrio.
- COMMODITIES: COMIDA, RAÇÃO OU ENERGIA?
Quatro corporações ocidentais dominam o mercado global de produtos agrícolas. Agora uma companhia chinesa juntou-se a elas.
........
...