TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VEGETAÇÃO DA REGIÃO NORTE

Por:   •  15/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

VEGETAÇÃO DA REGIÃO NORTE

Floresta Amazônica: É a maior floresta tropical do mundo. Na região Norte do Brasil ela cobre 98,8% de Rondônia, 9% de Tocantins e totalmente os estados Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. Ela atinge aproximadamente 80% do território Norte do país.

A vegetação da floresta é bastante heterogênea, dessa forma, a mesma pode ser dividida em 4 partes:

• Mata do igapó – Por se localizarem muito próximas ao percurso dos rios, a própria, permanece inundada durante o ano todo.

A Mata do igapó tem sua vegetação constituída especialmente por plantas de pequeno porte, que apresentam alta taxa de adaptação a locais de grande umidade. Algumas das espécies vegetais mais corriqueiras deste meio são: Mucuris, Bromélias, Vitórias-régias e Orquídeas.

• Mata de várzea – Por pertencerem a áreas onde o relevo é um pouco mais elevado do que o da Mata do igapó, a Mata de várzea sofre com as inundações apenas no período da cheia dos grandes rios.

A Mata da várzea em sua constituição é bastante densa, onde temos principalmente a presença de árvores de porte mediano e grande, que atingem em média 20m de altura. As Sumaúmas, Jatobás e Seringueiras são alguns dos possíveis exemplos de árvores presentes neste ambiente.

• Mata de terra firme – Não costuma ser alvo de inundações, pois geralmente é localizada em planaltos sedimentares, longe dos grandes cursos d’ água.

A Mata de terra firme tem em sua composição árvores de grande porte, que abrangem entre 30 e 60 metros de altura. Pôr conta de as árvores serem muito próximas umas das outras ocorre a união das copas, assim, não deixando passar luz solar o suficiente para que se tenha a existência de plantas de pequeno porte entre as árvores mais altas.

• Floresta semiúmida – Compete a uma área de transformação entre a Floresta Amazônica e outros domínios. Sua vegetação é integrada por árvores que variam entre 15 e 20 metros de altura e que são classificadas como caducifólias, ou seja, que perdem suas folhas no período de seca.

Com exceção da subdivisão da Floresta semiúmida, a Floresta Amazônica tem em sua composição plantas do tipo latifoliadas e perenifólias, isto é, as folhas das mesmas são caracterizadas por serem grossas e não caírem em nenhuma época do ano.

Cerrado: É a segunda maior cobertura vegetal presente no Brasil, perdendo somente para a floresta Amazônica. Na região Norte ele ocupa 1,2% do estado de Rondônia e 91% do estado de Tocantins

O Cerrado no estado de Rondônia é uma extensão do Cerrado mato-grossense. Onde as árvores são baixas, não passando dos 10 metros de altura, retorcidas e espalhadas. Por entre este Cerrado temos a existência de arbustos e plantas herbáceas, assim, formando campos sujos que são aproveitados na criação extensiva de gado.

O Cerrado em Tocantins tem como características majoritárias grandes arbustos e árvores esparsas, tendo galhos tortuosos e ramificações profundas.

Bibliografia:

www.brasil.gov.br/editoria/meio-ambiente/2009/10/biomas-brasileiros

https://m.brasilescola.uol.com.br/brasil/a-composicao-floresta-amazonica.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com