A XENOFOBIA
Por: camile.moc • 18/6/2016 • Resenha • 970 Palavras (4 Páginas) • 1.382 Visualizações
INTRODUÇÃO
O mundo globalizado e capitalista em que vivemos se auto prejudica ao desenvolver certos métodos para deter o fluxo migratório que vem ocorrendo e tem tido um aumento significativo, vindo a ocupar um espaço cada vez mais representativo na política, na questao econômica-social e cultural nos países industrializados. A migração implica a adaptação do indivíduo a um novo meio, a uma cultura, língua e regras culturais de funcionamento diferentes das quais esta adaptado por nascimento, muitas vezes sendo hostilizado, tendo tambem de atravessar diferentes etapas e desenvolver estratégias de adaptação que lhe permitem resolver as dificuldades relacionadas com a condição de imigrante. E que sao observadas constantemente e explicitamente em nossa sociedade atual, levando em consideração o país ao qual o migrante pertence, pois este implica em sua adaptação no local em que reside.
RESENHA DO FILME “JEAN CHARLES”
O filme retrata a tragédia que assolou o mineiro Jean Charles, no qual o confundiram com um terrorista, o enfoque do filme é expor além da vida de Jean, mas também daqueles que vivem e trabalham em outros países na condição de migrantes, colocando em evidência o povo brasileiro que se arrisca ao sair de seu país de origem na busca de melhores condições de vida. O local escolhido foi Londres. Jean era envolvido com visto ilegal, valendo salientar também o caso de xenofobia européia ao qual Jean era alvo, o que por si só acabou ocasionando a morte do jovem, devido a um erro gravíssimo.
Jean foi para a Inglaterra junto de sua prima Vivian com o objetivo de ajudar sua mãe doente no interior de Minas Gerais, no decorrer do filme a personalidade de Jean se destaca por ser alegre e feliz. Alguém que em alguns aspectos só queria curtir a vida, este fato ajuda a evidenciar sua morte injusta e brutal. Outro ponto que também chama a atenção é a frieza da policia britânica ao tratar o caso e sua falta de remorso com o ocorrido e sua pouca importância em solucionar o erro, causado pelo capitalismo que fala mais alto que a vida.
OPNIÃO (REPORTAGEM)
A HISTÓRIA SE REPETE EM ONDA DE XENOFOBIA ALEMÃ
03/09/2015
Xenofobia é a aversão a imigrantes, ou seja, pessoas de outros países, ou até mesmo estado. Esse é um problema que ocorre muito no mundo todo. Um exemplo disso é o que vem ocorrendo na Alemanha. São vários ataques, mas os de destaque foram os acontecidos em heidenav. Após uma manifestação, um grupo atacou um prédio planejado para hospedar 250 refugiados, e a polícia não conseguir conter a violência, assim a mesma permaneceu pela noite toda. O mesmo aconteceu em Rostok Lichtenhagem, onde alguns grupos neonazistas apoiados pelos próprios moradores atacaram um prédio habitado por imigrantes vietnamitas. Vários políticos condenaram os ataques, mas isso não surtiu efeito.
Isso nos mostra o quanto são sérios esses ataques, e não só na Alemanha, mas sim no mundo todo, inclusive no Brasil. Percebe-se também que muitas vezes essa violência é incentivada pelos moradores, e não só incentivada, mas muitas vezes praticada por pessoas comuns e não apenas por grupos extremistas.
O QUE HÁ POR TRAS DA CRISE DE IMIGRANTES NA EUROPA
29/08/2015 Agosto
O fluxo de pessoas desesperadas que parte da Síria e do Norte da África na tentativa de alcançar a Europa já é muito maior que o registrado no mesmo período do ano passado.
Cerca de 200 mil pessoas desembarcam na Grécia desde Janeiro em quanto outras 110 mil chegaram à Itália.
ANÁLISE:
A imigração destes países é devido à baixa condição de vida, guerras, destruições e desemprego. Na tentativa de chegar a Europa para conseguir uma qualidade de vida melhor, do que tinham nos seus países de origem. Os países da Europa não concordam com a chegada dos imigrantes devido ao grande fluxo de crescimento de pessoas na Europa. Os europeus estão com medo da chegada dos imigrantes, por eles ocuparem os empregos dos habitantes locais, igual está ocorrendo no Brasil.
...