ANALISE DA OCUPAÇÃO ANTROPICA NA APA DA FAZENDINHA-AP
Dissertações: ANALISE DA OCUPAÇÃO ANTROPICA NA APA DA FAZENDINHA-AP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tchura • 22/12/2014 • 8.898 Palavras (36 Páginas) • 774 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
PRO - REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM GEOGRAFIA
ANALISE DA OCUPAÇÃO ANTRÓPICA NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA FAZENDINHA - AMAPÁ
MACAPÁ – AP
DEZEMBRO/2014
DILVAN DE SOUZA LIMA
ELISMAR MORAIS BELEZA
JURACI RIBEIRO DIAS FILHO
ANALISE DA OCUPAÇÃO ANTROPICA NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA FAZENDINHA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Amapá como requisito obrigatório para obtenção de Titulo em Graduação, sob orientação do Porfº Msc. Fabiano Luis Belém.
MACAPÁ-AP
DEZEMBRO/2014
DILVAN DE SOUZA LIMA
ELISMAR MORAIS BELEZA
JURACI RIBEIRO DIAS FILHO
ANALISE DA OCUPAÇÃO ANTROPICA NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA FAZENDINHA – AMAPÁ
Data de Defesa ___/___/___
BANCA EXAMINADORA
_______________________________________________
Profº Msc. Fabiano Luis Belém
Orientador
_______________________________________________
Profª Msc. Renata Santos
_______________________________________________
Prof° Msc. Manoel Osvanil Bezerra Bacellar
_______________________________________________
Profª Msc. Patricia Helena Turola Takamatsu
À Deus e a todos os moradores da APA da Fazendinha, que verdadeiramente tem amor pelo lugar em que vivem, e que cultivam no jardim da esperança, o advento de dias melhores.
AGRADECIMENTOS
A Deus que é fonte de vida, nossa fortaleza, nosso refugio e que nos permiti trilhar a árdua jornada da vida.
Eu, Dilvan Lima, agradeço aos meus avós, Celita Teixeira e Pórfiro Viana, que me apoiaram e incentivaram nos momentos mais difíceis e não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida.
À minha mãe Doraci de Souza Lima, que acreditou e incentivou a não desistir no decorrer do curso, e mais do que ninguém acreditou na concretização desse sonho.
Eu, Elismar Beleza, agradeço a meus pais, Pedro Beleza e Marly Beleza, que contribuíram compartilhando e estendendo os braços, nos momentos de dificuldades, tristezas e felicidades.
À minha adorável esposa Vanusa Correa e ao meu filho Pedro Beleza Neto, por acreditar que somos uma família e por compartilhar sonhos, lutas e vitorias.
Eu, Juraci Dias agradeço à minha família, em especial, minhas irmãs Josiane Dias e Joseni Dias, que me ajudaram a suportar e a conduzir os momentos de lutas.
Agradecemos a todos os professores que nos acompanharam durante o curso, transmitindo e partilhando experiências e conhecimentos. Em especial ao Professor (orientador), Fabiano Luís Belém, pela dedicação, paciência e amizade.
À Secretaria de Estado e Meio Ambiente, que forneceu informações necessárias à elaboração desta pesquisa. Ao Guarda Parque Nerivam, que auxiliou e acompanhou as incursões em campo possibilitando a coleta de dados.
Ao nossos colegas e amigos Junior gomes e Fábio Luciano, pela convivência, fraternidade e auxílio.
A todos os demais amigos e familiares, que nos incentivaram acreditando na realização de um sonho. Nossos colegas de turma que ao longo do curso dividiram dores, angustias, satisfação e alegrias. O nosso muito obrigado.
“O homem não é simplesmente um ser inacabado, é mais do que isso: é um ser inacabável”.
Carlos Walter Porto Gonçalves.
RESUMO
O trabalho objetiva analisar as causas e efeitos da ocupação antrópica na Área de Proteção Ambiental da Fazendinha, tendo em vista a progressiva instalação de moradores na área. A referida unidade de conservação assume características geográficas diferentes em relação às demais unidades de conservação do Estado do Amapá, pois está localizada entre os núcleos urbanos de Macapá e Santana. Dessa forma, a investigação buscou mostrar especificamente, através de bases teóricas, como acontece o avanço antrópico sobre áreas naturais, bem como a formação e constituição da APA da Fazendinha, elaborando mapas e apresentando os problemas encontrados na área. Para isso, optou-se por uma metodologia indutiva que ressaltasse o contexto histórico, abrangendo aspectos qualitativos e quantitativos da pesquisa, utilizando dados estatísticos e interpretações a seu respeito. Os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisas bibliográficas, pesquisa em campo como entrevistas, coleta de depoimentos, aplicação de formulários, registro fotográficos, visita à órgãos públicos como a SEMA, além da utilização de softwares cartográficos e receptores de GPS. Assim, o trabalho tem como principal contribuição apontar que as causas e efeitos da ocupação antrópica na APA da Fazendinha, são produtos da ausência de efetiva gestão do Estado e particularmente da Secretaria de Estado e Meio Ambiente.
Palavra Chave: Área de Proteção ambiental; Avanço Antrópico; Áreas Naturais; Unidades de Conservação.
ABSTRACT
The paper aims to analyze the causes and effects of human occupation in the Environmental Protection Area of Fazendinha, in view of the progressive installation of residents in the area. Such conservation unit has different geographical features in relation to other Amapá State conservation units, as it is located between the urban centers of Macapá and Santana. Thus, the study aimed to show specifically, through theoretical bases, as the anthropic ahead of natural areas, as well as the formation and constitution of the APA Fazendinha, by mapping and presenting the problems found in the área. For this, we chose an inductive methodology that ressaltasse historical background, including qualitative and quantitative
...