AS IMAGENS OBTIDAS POR SENSORIAMENTO REMOTO
Por: Jaque Correa • 10/8/2021 • Trabalho acadêmico • 871 Palavras (4 Páginas) • 157 Visualizações
RESUMO DO Livro: Imagens de Satélite para Estudos Ambientais Autor: Teresa Gallotti Florenzano Capítulo 1: IMAGENS OBTIDAS POR SENSORIAMENTO REMOTO
A origem do sensoriamento remoto vincula-se ao surgimento da fotografia aérea, assim a história do mesmo pode ser dividida em dois períodos de 1860 a 1960 baseado no uso da fotografia aéreas, hoje caracterizado por uma variedade de tipos de fotografias e imagens, o sensoriamento remoto é fruto de um esforço multidisciplinar que integra os avanços da matemática e demais ciências. Os sensores instalados em satélites artificiais são o resultado da ciência e da tecnologia espacial.
Sensoriamento remoto é a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos de dados, da superfície terrestre, através da captação de registro da energia refletida ou emitida pela superfície. O sensoriamento refere-se á obtenção dos dados e remoto que significa distante, é utilizado porque a obtenção é feita à distância, ou seja, sem contato físico entre sensor e a superfície terrestre.
A energia com a qual operam os sensores remotos pode ser proveniente de uma fonte natural, como a luz do sol e o calor emitido pela superfície da Terra, e pode ser de uma fonte artificial como, por exemplo, a do flash de uma câmera fotográfica e o sinal produzido por um radar. A energia utilizada em sensoriamento remoto é a radiação eletromagnética, que se propaga em forma de ondas eletromagnética com a velocidade da luz. O espectro eletromagnético representa a distribuição da radiação eletromagnética, por regiões, segundo o comprimento de onda e a frequência.
Os objetos da superfície terrestre como a vegetação, a água e o solo refletem, absorvem e transmitem radiação eletromagnética em proporções que variam com o comprimento de onda, de acordo com as suas características bio-físico-químicas. As variações da energia refletida pelos objetos podem ser representadas através de curvas, devido a essas variações, é possível distinguir os objetos da superfície terrestre nas imagens de sensores remotos. A representação dos objetos nessas imagens vai variar do branco (quando refletem muita energia) ao preto (quando refletem pouca energia). Os sensores remotos são equipamentos que captam e registram a energia refletida pelos elementos da superfície terrestre, dependendo de suas características, eles podem ser instalados em plataformas terrestres, aéreas (balões, helicópteros e aviões) e orbitais (satélites artificiais). As câmeras fotográficas, as câmeras de vídeo, os radiômetros, os sistemas de varredura (scanners) e os radares são exemplos de sensores. Existem diferentes tipos de sensores operando em diferentes regiões do espectro eletromagnético, isso vai depender do tipo, o sensor capta dados de uma ou mais regiões e espectro. O olho humano é um sensor natural que enxerga somente a luz ou energia visível. Sensores artificiais nos permitem obter dados de regiões de energia invisível ao olho humano. Os sensores do tipo radar, por produzirem uma fonte de energia própria na região de micro-ondas, podem obter imagens tanto durante o dia como á noite e em qualquer meteorológica (tempo nublado e com chuva), os sensores óticos que dependem da luz do sol, como as câmeras fotográficas (ao menos que utilize flash) e a câmeras de vídeos, scanners.
A resolução refere-se á capacidade de um
...