TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO NA ANÁLISE TEMPORAL PARA A GESTÃO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE JOSÉ DE FREITAS-PI

Por:   •  27/10/2017  •  Artigo  •  2.146 Palavras (9 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 9

TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO NA ANÁLISE

TEMPORAL PARA A GESTÃO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE

JOSÉ DE FREITAS-PI

TECHNIQUES OF REMOTE SENSING IN THE ANALYSISTIME FOR A TERRITORIAL MANAGEMENT OF THE CITY OF JOSÉ DE FREITAS -PI.

Olavo Vieira Castelo Branco Filho1

Jaqueline Brito2

1Instituto Federal do Piauí

ovcbfilho2011@.hotmail.com.br

2 Instituto Federal do Piauí

jacquelinebrito@ifpi.edu.br

1Engenheiro Agrônomo, Especialista em Desenvolvimento Urbano.

2 Professora do Departamento de Informação, Ambiente, Saúde e Produção Alimentícia, Teresina, PI.

RESUMO

O presente artigo refere-se a um estudo onde foi realizado o uso da técnica de classificação supervisionada para caracterização urbana da cidade de José de Freitas-PI, uma vez que, o mesmo possibilita a identificação e a análise de áreas  urbanizadas, vegetação, solos exposto, águas. O objetivo deste estudo foi determinar a caracterização urbana do município de José de Freitas – Piauí, na qual buscou se verificar a quantidade da área urbana, área vegetada, solo exposto, águas e vias. As técnicas utilizadas para execução do trabalho pretendem mostrar a tecnologia do Geoprocessamento como uma ferramenta eficiente na análise das situações relacionadas ao índice de expansão territorial e caracterização do meio urbano, no qual o método de processamento digital de imagem foi feito no Sistema de Informação Geográfica SPRING 5.2.6 sendo utilizadas Imagens do satélite Landsat 5, sensor TM_19900513_219_063 e TM_20101112_219_063, datadas  de  13/05/1990 e 12/11/2010. Os resultados permitiram estimar os valores em hectares da ocupação urbana, áreas degradadas (solo expostos), vegetação (parques, áreas de preservação permanentes (APP’s) e etc.) e águas (lagoas, rios etc.). Por meio dessas informações coletadas podem ser traçados planos e estratégias que auxiliam o poder público nos aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Palavras Chaves: Sensoriamento Remoto,Classificação de Imagens,Gestão territorial.

ABSTRACT - This article refers to a study which was carried out using the technique of supervised classification to characterize the urban town of Jose de Freitas -PI , since it allows the identification and analysis of urbanized areas , vegetation , soils exposed waters. The aim of this study was to determine the characterization of urban José de Freitas - Piauí , which sought to verify the amount of urban area , vegetated area , bare soil , water and roads . The techniques used for job execution plan to show the technology of GIS as an effective tool in analyzing situations related to the index of territorial expansion and characterization of urban areas , in which the method of digital image processing was done in a Geographic Information System SPRING 5.2.6 Images of Landsat 5 , and TM_19900513_219_063 TM_20101112_219_063 sensor , dated 13/05/1990 and 12/11/2010 are used . The results allowed to estimate the values ​​in acres of urban occupation , degraded areas ( exposed soil ) , vegetation ( parks , permanent preservation areas ( APPs ) and etc.) and water ( lakes , rivers etc.). Information collected through these plans and strategies that assist the government in the social , economic and environmental aspects can be traced .

Keywords: Remote Sensing, Image Classification, Land Management.

1. INTRODUÇÃO

O estudo sobre os diversos problemas urbanos está se expandindo em função da importância desse tema, uma vez que o processo de urbanização em escala global está em crescimento, impulsionado pelos países pobres. As cidades se tornaram o principal ponto de concentração de pessoas, isso foi constato no relatório do UNFPA (2007), que apontou, através de estimativas, que a população rural foi superada pela população urbana no mundo. O ambiente que vivemos é constantemente modificado. A ocupação urbana desordenada e o desmatamento acelerado, por exemplo, são ações humanas que contribuem diretamente na mudança espacial de um lugar.  Dallabrida et al. (2007) explica que a gestão territorial é um processo que visa a tomada de decisão dos atores sociais, econômicos e institucionais de um determinado âmbito espacial, sobre a apropriação e uso dos territórios. Com o advento das tecnologias do Sensoriamento Remoto, as problemáticas de desorganização territorial podem ser monitoradas, contribuindo para a fiscalização das políticas de gestão territorial, pois a tecnologia do Sensoriamento Remoto permite analisar as relações existentes entre o meio territorial e os fatores que sobre ele agem.

Em função, das diversas atividades e da alta densidade demográfica presentes na cidade, esse espaço apresenta complexidade na interpretação do uso do solo. E pensar em desenvolvimento das áreas urbanas exige compreender as diferentes funções e interações entre os componentes que produzem o espaço urbano. Nesse sentido, a identificação das funções de cada área da cidade da José de Freitas é primordial para apresentar planos e propostas de desenvolvimento urbano que visem uma melhor qualidade de vida para os citadinos. Essa ideia é ratificada por Tenedório (1989) que afirma que as informações do uso do solo de determinado espaço são imprescindíveis para o planejamento territorial, pois as mesmas são basilares para o processo de conhecimento da organização do espaço. Analisar o uso do solo de uma cidade exige uma definição conceitual desse termo, haja vista que há divergência na concepção de alguns pesquisadores. Nesse sentido o objetivo do presente estudo é utilizar o método de classificação supervisionada de imagens para determinar a caracterização urbana,  cidade de José de Freitas– PI, na qual buscou se verificar a quantidade da área urbana, área vegetada, solo exposto, águas, principalmente após a construção da Barragem do Bezerro.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Florenzano (2002, p.98) define que o Sensoriamento Remoto é a tecnologia que permite adquirir imagens e outros tipos de dados da superfície terrestre, através da captação e do registro da energia refletida, ou emitida pela superfície. O termo sensoriamento refere-se à obtenção dos dados; e remoto, significa distante, pois essa nomenclatura está relacionada à funcionalidade da obtenção dos dados que é feita à distância, ou seja, sem o contato físico entre o sensor e a superfície terrestre. A utilização das imagens obtidas por meio do Sensoriamento Remoto é feita através da técnica do Processamento Digital de Imagens (PDI), este por sua vez, tem a finalidade de facilitar a análise e interpretação das imagens para um melhor entendimento do usuário. Figueiredo (2005) enfatiza a classificação como um processo de reconhecimento de classes ou grupos cujos membros exibem características comuns. Essa classificação é dividida em supervisionada e não supervisionada. A supervisionada é utilizada quando se tem algum conhecimento prévio sobre as classes na imagem, de modo a permitir ao analista definir sobre a mesma, áreas amostrais das classes. Estas áreas amostrais são utilizadas pelos algoritmos de classificação para identificar na imagem os pontos representativos das classes.Na classificação supervisionada, o modo do critério de enquadramento dos pixels é o de Máxima Verossimilhança (MAXVER), este método considera a ponderação das distâncias entre médias dos níveis digitais das classes, utilizando parâmetros estatísticos, considerando um limiar de aceitação usado, exigido por este método, de 100%, no qual expressa a porcentagem de pixels da distribuição de probabilidade da área de treinamento de uma classe, que serão classificados como pertencente a esta classe (INPE, 2011). Depois da classificação, é indicado realizar uma pós-classificação, cujo objetivo é eliminar pontos isolados, ou seja, diferentes de sua vizinhança, no qual posteriormente, é gerada uma imagem classificada com aparência menos ruidosa. O realce de contraste de imagens é outra técnica que engloba o PDI, no qual essa técnica modifica os valores digitais de uma imagem, de modo a destacar certas informações espectrais e melhorar a qualidade visual das imagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (476 Kb)   docx (281.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com