Abordagem Sistêmica e Geografia
Por: 84510838620 • 1/6/2015 • Resenha • 334 Palavras (2 Páginas) • 653 Visualizações
Abordagem Sistêmica e Geografia
A abordagem sistêmica trouxe à Ciência uma tendência para o entendimento mais globalizado em relação ao modelo cartesiano ou mecanicista. Portanto, para a Geografia, esta nova maneira de entender os fenômenos e objetos permitiu uma maior integração entre os elementos que a compõem, tais como a sociedade e a natureza.
Abordagem sistêmica abrange a tese de como o homem tem influenciado muito no meio social e ambiental, ou seja, no espaço geográfico. É fato que sua transformação ocorre naturalmente, porém, devido a grande interferência do homem, ela se dá de forma muito mais agressiva ao meio ambiente. Para tanto é preciso entender a expectativa do homem em relação ao meio em que vive e o potencial do meio ambiente em atender essa expectativa. Em termos gerais, observa-se que as ações humanas se dão quase que exclusivamente visando o lucro.
Viu-se também o movimento Iluminista, que alerta para se ter uma visão diferenciada da ciência, ou seja, dar novas características à ciência. Sendo assim, o surgimento da abordagem sistêmica, que se apresenta complexa e sem potencial de explicar a realidade como um todo, uma vez que as partes são constituídas pelas formas topográficas e morfológicas.
No entanto, as dificuldades metodológicas de aplicação da abordagem sistêmica têm gerado a necessidade de inclusão de outras formas de pensar. Desta maneira, inclui-se também a Teoria da Complexidade, que aplicada à Geografia por meio da abordagem sistêmica, pode auxiliar o desenvolvimento de seus estudos proporcionando uma visão da emergência de atributos gerados através da interligação das partes que compõe o “todo”, que para a Geografia é a organização do espaço.
A Geografia tem na abordagem sistêmica e na teoria da complexidade um método para aperfeiçoar, pois a partir delas busca explicar os processos naturais e humanos que dinamizam os geossistemas.
Assim, o sistema complexo pode ser definido como sendo composto por grande quantidade de componentes, capazes de trocar informações com seu entorno.
.
Referencias:
VICENTE, Luiz Eduardo. Abordagem Sist. e Geografia.
PEREZ FILHO, Arquimedes. Abordagem Sist. e Geografia.
...