Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Por: Pedro Fiuza • 26/10/2023 • Exam • 2.624 Palavras (11 Páginas) • 64 Visualizações
CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Pedro Lucas Chaves Fiuza
RA 8167790
Portfólio I
Trabalho de Graduação Interdisciplinar
Vitória
2023
Pedro Lucas Chaves Fiuza
RA 8167790
Atividade do Ciclo II
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Engenharia de Software em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Orientador: Marcos Henrique de Paula
Vitória
2023
Sumário
1 INTRODUÇÃO 6
2 MANUAL SCRUM 6
2.1 Introdução 7
2.2 Princípios Fundamentais 7
2.3 Conceitos Fundamentais 7
2.4 Papéis no Scrum 7
2.4.1 Scrum Master 8
2.4.2 Product Owner 8
2.4.3 Equipe de Desenvolvimento 8
2.5 Artefatos do Scrum 9
2.5.1 Product Backlog 9
2.5.2 Sprint Backlog 9
2.5.3 Incremento 9
2.6 Eventos do Scrum 9
2.6.1 Sprint 9
2.6.2 Sprint Planning (Reunião de Planejamento) 10
2.6.3 Daily Scrum (Reunião Diária) 10
2.6.4 Sprint Review (Reunião de Revisão da Sprint) 10
2.6.5 Sprint Retrospective 10
2.7 Regras do Scrum 10
2.8 Conclusão 11
3 Manual Extreme Programming (XP) 12
3.1 Princípios Fundamentais 12
3.2 Papéis na XP 12
3.2.1 Cliente (Customer) 12
3.2.2 Programador (Programmer) 13
3.2.3 Coach de XP (XP Coach) 13
3.2.4 Tracker 13
3.2.5 Tester 13
3.3 Práticas da XP 13
3.3.1 Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD - Test-Driven Development) 13
3.3.2 Integração Contínua 14
3.3.3 Programação em Pares (Pair Programming) 14
3.3.4 Design Simples 14
3.3.5 Refatoração (Refactoring) 14
3.4 Regras da XP 14
3.5 Conclusão 15
referência 16
INTRODUÇÃO
Scrum e XP, quem trabalha com desenvolvimento sabe que essas metodologias têm suas vantagens e desvantagens, e que cada uma delas se adapta melhor a um tipo de projeto. Scrum é uma metodologia que se baseia em ciclos rápidos de trabalho, chamados de sprints. Cada sprint tem um tempo definido, geralmente de duas a quatro semanas, e um conjunto de tarefas que a equipe se compromete a entregar. Antes de começar cada sprint, a equipe se reúne para planejar o que vai fazer, escolhendo as atividades mais importantes e que trazem mais valor para o produto. Durante o sprint, a equipe se comunica diariamente para acompanhar o andamento do trabalho e resolver possíveis problemas. No final do sprint, a equipe apresenta o resultado para o cliente e para os usuários, recebendo feedbacks e sugestões de melhorias.
Scrum é uma metodologia que valoriza muito a transparência e a adaptação às mudanças. XP é outra metodologia ágil que tem como foco a qualidade do código e a satisfação do cliente. XP se baseia em quatro valores: comunicação, feedback, simplicidade e coragem. A comunicação na XP é direta e frequente, estimulando a cooperação entre a equipe de desenvolvimento e o cliente. O feedback é essencial, sendo dado constantemente entre os membros da equipe e o cliente, permitindo ajustes rápidos.
A simplicidade é um princípio que orienta a XP, buscando resolver os problemas atuais do cliente, sem complicar demais com coisas que podem nem acontecer no futuro.
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