As Características Continentes
Por: Beatriz Rosa • 2/11/2017 • Relatório de pesquisa • 2.242 Palavras (9 Páginas) • 168 Visualizações
Página 1 de 9
AMÉRICA DO SUL
- Ao sul da linha do Equador, banhado pelo Atlântico Sul, se localiza na faixa intertropical e está ao sul do Trópico de Capricórnio.
- Cordilheira dos Andes: percorre da Venezuela até o Chile
- Lago Titicaca: fronteira entre Peru e Bolívia, é o maior lago da América do Sul
- Deserto do Atacama: fronteira entre Chile e Peru, com cerca de 1000km de extensão, é considerado o deserto mais alto do mundo.
AMÉRICA DO SUL – ECONOMIA
- Economia baseada no setor primário (agricultura – cana-de-açúcar, cacau e café) de subsistência e monocultivo.
- IDHs mais altos do continente são Chile, Argentina e Uruguai
- Mercosul (1991): mercado comum e livre comércio entre os países Argentina, Paraguai, Uruguai, Brasil e Venezuela. Atualmente, a Venezuela está suspensa do Mercosul por não manter um regime democrático
- Maior potência regional é o Brasil, por ser extenso territorialmente (8.516.000 km²), populoso (207 milhões de habitantes) e por possuir a maior economia da América Latina
AMÉRICA DO SUL – CULTURA
- Há uma sobreposição de culturas no continente, sendo principais as tradicionais, europeias e africanas.
- Argentina: o país recebeu muitos imigrantes italianos e espanhóis, o que contribuiu para formar sua cultura. O tango é tido como patrimônio cultural, apesar da música argentina ter muita influência cubana.
- Peru: os principais povos que contribuíram para a cultura desse país são os ameríndios, asiáticos, africanos e europeus. A língua é uma língua nativa, nomeada quíchua, o principal instrumento musical é o Cajon e a dança peruana é baseada na religião e na cultura hispânica.
- Uruguai: também possui tango como dança principal, mas o tango uruguaio sofre muita influência africana. A música e a dança são baseadas no folclore. O candombe – dança – é uma dança performada principalmente no Carnaval uruguaio. O instrumento musical mais utilizado na música uruguaia é o violão.
- Brasil: mistura de culturas indígenas, europeias e africanas. O principal ritmo do país é o samba, que é originalmente uma música africana.
AMÉRICA DO SUL – POLÍTICA
Tema apresentado pelo grupo.
ÁFRICA
- O continente é cruzado pela linha do Equador que passa por Gabão, Congo, República Democrática do Congo, Uganda, Quênia e Somália. O Trópico de Câncer passa ao norte do continente, enquanto o Trópico de Capricórnio passa ao sul.
- O clima do continente é majoritariamente tropical apesar dos desertos Saara (ao norte), Kalahari e o deserto da Namíbia, ambos ao sul
- A África é dividida em duas partes: a África do Norte e a África Subsaariana
- O ponto mais alto do continente é o monte Kilimanjaro, localizado ao norte da Tanzânia, com altitude de 5895km
ÁFRICA – ECONOMIA
- Baseada na agricultura, na pesca e no extrativismo mineral.
- Nigéria: o principal pilar da economia da Nigéria é a agropecuária, o turismo e a exportação de café, cacau e amendoim, mas a produção de alimentos não acompanhou o crescimento do país. O recurso natural de destaque do país é o petróleo.
- África do Sul: possui três capitais, Cidade do Cabo é a capital legislativa, Pretória é a capital administrativa e Bloemfontein é a capital judiciária. Os setores mais desenvolvidos da renda sul-africana são o extrativismo mineral, energia elétrica, setor primário e o turismo.
- Egito: possui um IDH considerável pelo continente que se localiza e o PIB é razoável. A economia depende do turismo, mesmo que seja um país rico em petróleo e derivados, industrias têxtis e produção de alimentos subsistentes. Ganha-se muito dinheiro com a taxa que se paga para atravessar o Canal de Suez, canal que liga o Mar Vermelho com o Mar Mediterrâneo.
- República Democrática do Congo: possui um IDH extremamente baixo. Sua principal atividade é extração de minérios, mas a economia encontra-se em crise por conta da corrupção e dos conflitos internos do país.
ÁFRICA – CULTURA
- Tunísia: a religião predominante é a islâmica e a maior etnia no país é a árabe. A música é chamada de pop tunisiano e assemelha-se ao pop ocidental. O povo Berberes se destaca no que se diz respeito à moda: usam roupas tradicionais. Já o resto da população usa trajes da moda europeia. Os esportes mais populares são futebol e hand.
- Marrocos: região predominantemente muçulmana. Ligado a cultura árabe, temos o Ramadan, que é o nono mês do calendário árabe, o qual os muçulmanos praticam jejum enquanto o sol não se põe. Possui duas línguas oficiais, o árabe e berbere (idioma tradicional) e sua música é voltada para a dança do ventre. Na mesa, é muito popular cuscuz e chá de menta e após as refeições, agradecem a Deus.
- Madagascar: é a 4ª maior ilha do mundo, sendo conhecida por possuir uma flora e fauna muito diversificada. As duas línguas oficiais são francês e um dialeto chamado malgaxe, e a religião predominante é o cristianismo. Quanto à culinária, é baseada no arroz e nos vegetais. A maior tradição cultural da ilha é o Famadihana, um festival que tem por objetivo reunir a família com seus ancestrais.
- Angola: a língua oficial é o português, mas há cerca de 6 línguas nativas que são consideradas nacionais. A festa mais popular do país é de cunho religioso e atrai milhares de fiéis todos os anos. Quando à música, os ritmos populares são semba (que partilha raízes com o samba), kuduro e quizomba. Na percussão, os instrumentos mais utilizados são berimbau e reco-reco.
ÁFRICA – POLÍTICA
- Nigéria: sofreu 8 tentativas de golpe de Estado no período de 3 meses, o que destruiu a economia do país. O fator motivador desses golpes foi devido a colonização europeia no continente e a permanência de grupos rivais no mesmo território. Atualmente, o país enfrenta grandes problemas de corrupção. As atividades do grupo terrorista Boko Haram contribuem para uma crise interna.
- África do Sul: palco principal do Apartheid, um movimento de segregação racial adotado entre os anos 1948 e 1994 e que foi formado por um governo de minoria branca no país. Foi utilizado de esportes, como o Rugby, para tentar unir a população branca e negra após o movimento chegar ao fim.
- Angola: foi colônia portuguesa entre os anos 1482 até 1639, colônia holandesa entre 1641 e 1648 e voltou a ser colônia portuguesa de 1648 até 1974. Os três movimentos que lutavam pela independência do país entraram em conflitos entre si. Os grupos eram Movimento Popular de Libertação de Angola (raízes comunistas), Frente Nacional de Libertação de Angola (que possuía apoio dos Estados Unidos) e União Nacional para a Independência de Angola (que tinha algum apoio vindo da China). Os conflitos só cessaram em 2002, com a morte do líder do UNITA, que abriu espaço para a negociação política.
- Madagascar: no século XVI, portugueses, neerlandeses e franceses tentaram a implantação fracassada de colônias no litoral malgaxe. Apenas no século seguinte, a França conseguiu anexar um núcleo no norte da ilha, mas possuía poder limitado. Sua independência foi em 1960 e quinze anos depois, um líder ditador assume o governo até 1982, quando é destituído do cargo. Em 1998 o líder Ratsiraka transforma o país numa federação.
ÁSIA
- É o maior continente do planeta e o mais populoso do planeta. Faz fronteira no lado ocidental com a África e com a Europa, e no lado oriental com o Oceano Pacífico e a Oceania.
- O continente abriga o ponto de maior altitude e o de menor altitude do planeta. O monte Everest está a 8.848m acima do mar, localizado na fronteira da República do Nepal com o Tibete, enquanto o litoral do Mar Morto está a 396m abaixo do nível do mar, na fronteira do Estado de Israel com a Jordânia.
- No Timor Leste, Magau e no estado indiano Goa, devido à colonização portuguesa, o português na sua forma padrão é falado nesses pontos isolados asiáticos.
- Os principais desertos do continente são o Deserto da Arábia (Arábia Saudita, Jordânia, Síria, Iraque e Iemên) e o Deserto de Gobi (China e Mongólia).
- Dividida em seis regiões: Ásia setentrional, Ásia Centra, Ásia Oriental, Ásia Meridional, Sudeste Asiático e Ásia Ocidental.
ÁSIA – ECONOMIA
- Oriente Médio: principal fonte de riqueza é a exploração de petróleo, possuindo cerca de 60% das reservas mundiais integrando a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). A única exceção é Israel, que possui uma economia industrial e agrícola e turismo como fonte de renda.
- Sul da Ásia: região mais desvalorizada, tendo como fonte de riqueza o setor primário (agricultura e extração de matérias primas). Bangladesh é um dos maiores exportadores de indústria têxtil, devido a sua barata mão de obra, é muito procurado por grandes marcas para produzirem suas roupas.
- Norte da Ásia: composto por Rússia e Mongólia. Hoje, a Rússia enfrenta dificuldades para se adequar ao mercado devido a escolha de indústria feita na época da URSS. A reforma neoliberalista levou à uma grande recessão da economia russa. A Mongólia depende do setor primário, principalmente a atividade pastoril e exploração de ouro, cobre e urânio.
- Extremo Oriente: é a região mais rica do continente, tendo como grandes potências mundiais o Japão e a China. O Japão possui a terceira maior economia do mundo em PIB e a terceira maior em poder de compra. É também o quarto maior exportador do mundo. A China é a segunda maior economia do mundo, fazendo parte de blocos econômicos como BRICS e G-20. Também é reconhecida por ser um Estado com armas nucleares e com o maior exército do mundo em número de tropa.
- Ásia Central: depende do setor primário, com a agricultura ocupando um espaço importante e a extração mineral mostra grande importância devido a extração de minério de ferro e carvão mineral.
- Sudeste Ásiatico: Cingapura e Malásia possuem a maior renda per capita e o maior grau de industrialização da região. Cerca de 70% da população mora no campo, uma região que também depende do setor primário, como a produção de borracha e arroz. Altos investimentos contribuíram para a rápida industrialização dos dois países e outro fator determinante foi a mão-de-obra barata, fazendo com que a Cingapura se tornasse um Tigre Asiático, destacando-se pelas diversas indústrias.
ÁSIA – POLÍTICA
- China: apesar de não ser reconhecido como ditadura, o governo chinês é um dos mais autoritários do mundo. O Partido Comunista da China é o partido que governa o país desde 1949. A Revolução Chinesa se deu após o rompimento em 1927 de dois partidos políticos: o Partido Nacionalista Chinês e República Popular da China. Os dois partidos haviam se juntado nos anos de 1920 para organizar sindicatos e entidade de classes operárias. Durante os anos seguintes, após um levante fracassado o líder comunista Mao Tsé Tung organizou o Exército Vermelho e, em 1931, foi eleito presidente da China.
- Coreia do Norte: Kim-Jong-Il foi um dos maiores ditadores da Coreia do Norte e ameaçava o maior ataque nuclear já visto. Apesar de nunca ter atacado, ficou no poder por 18 anos. Seu filho, Kim Il-Sung governou por 46 anos e foi “eleito” com 99.9% de aprovação. Atualmente, a Coreia do Norte é governa ditatorialmente por Kim-Jong-Um.
- Guerra das Coreias: Após o rendimento do Japão, que tinha dominado a Coreia, na Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria repercutiu no país. Assim, a parte sul da Coreia ficou sob influência dos Estados Unidos e a parte norte se rendia à proteção soviética. A separação das Coreias tem início quando a República Popular Democrática da Coreia, de vertente socialista, se estabelece ao norte e ao sul, a República da Coreia, de orientação capitalista.
- Síria: os conflitos sírios tiveram início na Primavera Árabe e se intensificaram com os ataques constantes de bombas estadunidenses, tendo impactos internacionais. O governo de Bashar al-Assad não se aliou às principais potências ocidentais, devido aos conflitos com os extremistas muçulmanos. Os radicais não acreditam que o regime atual defende os interesses islâmicos, criando assim grupos extremistas armados que atuam contra o governo.
- Caxemira: a Índia e o Paquistão formavam um bloco sob colônia do império inglês. Após a independência, os países se dividiram e formaram diferentes religiões – hinduísmo na Índia e islamismo no Paquistão. Desde então, os dois países lutam entre si para conseguir domínio sobre o território de Caxemira.
ÁSIA – CULTURA
- Laos: as duas línguas oficiais do país são laosina e francês. A religião predominante é o Budismo e há uma grande tendência em crenças tradicionais. Quanto à comida, os mais populares são cozidos e grelhados, com muitas verduras, legumes e temperos. Na música, a flauta de bambu assume o cargo de instrumento nacional.
- Índia: as duas línguas oficiais são hindi e inglês. A religião predominante é o Hinduísmo. Devido às crenças, os indianos não consomem carna bovina, sendo substituída por carne de frango e cabra e o chá é uma das principais bebidas do país. Quanto ao cinema, a Índia é o país que mais produz filmes no mundo (Bollywood), sendo muito populares musicais e filmes de melodrama. As músicas carregam nas letras um caráter emotivo e descritivo.
- Omã: a língua oficial do país é árabe a religião islã predomina Omã. Na culinária, é muito consumido carne de bode ou carneiro. Já na moda, existem roupas tradicionais para homens e mulheres.
- Quirguistão: as línguas oficiais são o quirguiz e o russo. Enquanto uma boa parte da população se declara de religião islã, outra parte se diz sem-religião. Na culinária, a carne de cordeiro é muito consumida e há também roupas diferentes para homens e mulheres.
- Coreia do Sul: a língua oficial é o coreano e as religiões predominantes são o cristianismo e as crenças tradicionais. Na culinária, há uma grande variedade de legumes e na música, o gênero k-pop (pop coreano) é o mais popular.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com