As Consequências Do Imperialismo Para África Atual
Artigos Científicos: As Consequências Do Imperialismo Para África Atual. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: margarethss • 31/8/2014 • 255 Palavras (2 Páginas) • 1.327 Visualizações
Atividade
As consequências do imperialismo para África atual
O imperialismo deixou profundas marcas na geografia do continente africano. Assim o continente africano é considerado hoje como o mais marcado negativamente pelas forças hegemônicas do imperialismo.
Entre as consequências deixadas pelo imperialismo no continente africano, estão às dificuldades enfrentadas pelas nações dos países recentemente independentes, para formação de uma estrutura governamental sólida, devido à população viver em constantes conflitos entre etnia diferentes, diante disso, não aceitam viverem sobre o comando de um governo único. Outro problema que impedi que os países recentemente independentes estabeleçam uma politica territorial própria é a influência mantida ainda hoje dos países berço do capitalismo sobre os países da África, usando para isso estratégias politicas, as quais ainda causam rivalidade entre as tribos. Outra consequência foi o aumento da questão da fome, devido à desestruturação que o continente sofreu na sua agricultura tradicional, a qual, na época em foi colônia, foi substituída por produtos para exportação em massa.
O estabelecimento das fronteiras artificiais está associado com os inúmeros conflitos existentes até os dias atuais no continente africano, pois ao estabelecerem as fronteiras artificiais os países colonizadores não respeitaram os a diferença existente entre etnias diferentes, assim às vezes eles separaram tribos de mesma etnia, às vezes juntavam tribos rivais no mesmo território. Outra consequência da ação imperialista sobre o continente africano foi à migração de pessoas do campo em direção as cidades, devido à deterioração dos meios de sobrevivência no campo, dessa forma a organização da sociedade em seu território de origem acabou totalmente comprometida.
...