TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As novas tecnologias geográficas

Por:   •  16/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Cartografia Geral - Bacharelado

Prof.: Jorge Felix

Aluna: Nádria Suelen Carneiro de Santana

Geotecnologias - GPS

As novas tecnologias geográficas (geotecnologias) deram lugar aos equipamentos ultrapassados como a bussola para se localizar. Os novos equipamentos são altos avanços tecnológicos que podem ser usados em qualquer lugar a qualquer hora é o caso do GPS que tomou um lugar em vários equipamentos onde pode ser acessado do computador, celular, tablet e o mais utilizado dentro dos carros.

O GPS além de ser um sistema mais barato do que os convencionais, serve também para a construção de mapas, além de ter uma agilidade no posicionamento real do ser humano ou objeto móvel, dando dados de latitude longitude e altitude possibilitando a determinação da trajetória, velocidade, tempo estimado para a chegada a um determinado lugar etc.

O GPS é constituído de 3 controles: o segmento espacial – onde existem 24 satélites na orbita da terra onde transmite os sinais de navegação continua e permanente; o segmento de controle – onde sua principal função é atualizar os dados de navegação transmitida pelo o satélite além de fazer a manutenção do segmento espacial; segmento de usuários – usados pelos usuários militares e usuários civis, utilizado pra localização sendo o uso pela as forças armadas com mais precisão.

Para o uso de usuários civis a precisão do GPS nem sempre é confiável pois pode apresentar erros de posicionamento ou localização, com isso foi desenvolvido o DGPS para uma obtenção de resultados mais precisos sem ter muitos erros de localização ao qual apresentam dois ou mais receptores para que as coordenadas sejam conhecidas e direcionada ao usuário.

Por sua rapidez, estruturação e confiabilidade o sistema GPS além de ter um baixo custo ajuda na projeção de mapas, georreferenciamento de  plantas topográficas além de ajudar na navegação tanto aérea quanto marítima. Além de apresentar uma melhor precisão dos dados o sistema DGPS é mais recomendado ser utilizado em escalas maiores já que o GPS não garante tanta precisão e qualidade para a exigências cartográficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com