As áreas protegidas no Estado do Rio de Janeiro
Artigo: As áreas protegidas no Estado do Rio de Janeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marileneadv • 4/11/2013 • Artigo • 481 Palavras (2 Páginas) • 484 Visualizações
As áreas protegidas no Estado do Rio de Janeiro
Proteção Integral
Uso Sustentável
O INEA administra um amplo conjunto de unidades de conservação em todo o estado do Rio de Janeiro, que protegem amostras representativas de todos os ecossistemas nativos associados à mata atlântica fluminense: floresta ombrófila densa, floresta estacional, campos de altitude, restingas, manguezais e áreas úmidas como brejos, banhados, lagoas e lagunas, garantindo refúgio para inúmeras espécies de plantas e animais vulneráveis ou ameaçados de extinção.
Estas unidades, em especial os parques estaduais, também possuem em seus limites atrativos naturais de excepcional beleza, como praias, maciços rochosos, rios, poços e cachoeiras, capazes de deslumbrar os visitantes mais exigentes e de oferecer opções de lazer e aventura para todos os gostos, desde famílias que queiram desfrutar um final de semana tranquilo em contato com a natureza até praticantes de esportes de aventura desejosos de testar suas habilidades no ambiente natural em atividades como caminhadas, escaladas em rocha, voo livre, surfe, canoagem, mergulho e tantas outras.
Ao todo, são 18 unidades de conservação de proteção integral (parques, reservas biológicas e estações ecológicas) e 13 de uso sustentável (áreas de proteção ambiental) que, nas palavras da presidente do INEA, Marilene Ramos, "se constituem no maior patrimônio do órgão". Como tal, elas vêm recebendo máxima atenção na sua implantação e gestão, para que cumpram da melhor maneira possível as finalidades para as quais foram criadas: preservação da fauna, da flora, das paisagens naturais e dos ecossistemas nativos, e oferecimento de oportunidades ímpares para a pesquisa científica e a visitação, tornando cada uma destas unidades um polo de difusão de conhecimentos e de geração de oportunidades de empregos e negócios locais associados ao turismo em todas as suas formas.
Convidamos você, agora, a conhecer um pouco sobre cada uma delas!
André Ilha
Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente
Mapa das UCs administradas pelo INEA, incluindo o recém-criado Parque Estadual da Pedra Selada, em 15 de junho de 2012, pelo Decreto Nº 43.640.
Estações Ecológicas Estaduais
são UC de Proteção Integral, que têm como objetivo a preservação da Natureza e a realização de pesquisas e experimentação científicas. Nelas é proibida a visitação pública, exceto aquela com objetivo educacional.
o Paraíso
o Guaxindiba
Reservas Biológicas Estaduais
são UC de Proteção Integral, que têm como objetivo a preservação integral da Natureza sem interferência humana, exceto situações especiais, admitidas para recuperação e preservar os processos ecológicos naturais.
o Araras
o Praia
...