Asia meredional
Por: Vinhetas Comerciais • 7/12/2015 • Projeto de pesquisa • 845 Palavras (4 Páginas) • 187 Visualizações
Ásia Meridional: Índia e países vizinhos.
Na região meridional da Ásia, conhecida como Subcontinente Indiano localiza-se a Índia, com uma área de 3.287.782 km2, com mais de 1,2 bilhões de habitantes, e outras seis nações: Paquistão, Bangladesh, Nepal, Butão, Sri Lanka e Malvidas.
Cultura
A cultura milenar indiana deve ser entendida de uma forma plural e diversificada, devido a fortes influencias recebidas de diversos povos, por sua localização intermediaria, mas que consegue manter forte suas raízes e conservar as tradições ao mesmo tempo absorvendo as culturas externas e também e influenciando outras. Embora tenha sido extinto formalmente, ainda é latente na sociedade tradicional um rígido sistema de castas, esteado pela endogamia e hereditariedade, divididos nas seguintes classes:
Cultura de Índia castas
• brâmanes: grupo formados por sacerdotes e letradas, e advinham da cabeça de Brahma
• xátrias: casta dos guerreiros advindos dos braços do deus Brahma
• vaicias: nascidos das pernas do deus estavam os comerciantes e camponeses e artesãos
• sudras: servos nascidos dos pés de Brahma
• párias: não possuem casta, teriam surgido da poeira do chão e, por isso, ainda hoje são chamados de Intocáveis, dalit, haryens, entre outros nomes marginalizadores.
Essa divisão tem suas raízes na teoria da criação do homem Hindu, e mesmo que não faça parte da política oficial, coexiste na conduta e no imaginário popular, principalmente nas porções mais rurais, com um regime democrático secular, criando uma complexa contradição, que ainda engendra nas classes econômico-sociais indianas.
Religião
O subcontinente indiano é o berço de vertentes religiosas milenares, o Hinduísmo, Jainismo, Sikhismo e Budismo, além de outros credos que lá ganharam espaço como Zoroastrismo, Judaísmo, Islâmicos e o Cristianismo.
O Hindu é a religião com maior número de adeptos na Índia cerca de 80% da população, ao que tudo indica surgiu por volta de 1500.a.C. com os invasores arianos, e é dela que surge as divisões de castas descritas no Vedas, textos ritualísticos antigos. Atualmente, o Hinduísmo adquiriu diversas vertentes, que contam o um grande panteão de deuses e outras particularidades.
O Jainismo surgiu em meados do século VI.a.C. através de Vardhamana Mahavira, é uma correte surgida a partir da tradições bramânicas, subdividida ainda em duas outras vertentes o Digambara e a Svetambara. Os preceitos básicos dessa crença pregam a abstenção dos prazeres mundanos, a não posse de bens materiais, a negação as atividades sexuais e o celibato.
O Sikhismo que baseia se na disciplina, foi crada pelo Guru Nanak Dev, e esse passou a liderança dessa vertente a nove outros guros sucessores, seus ensinamentos baseiam-se na consciência social e dedicação com virtudes. Toda a doutrina encontra-se presente no livro sagrada Sri Guru Granth Sahib, que se tornou uma especie de Guru eterno, os Gurdwaras (templos) são receptivos a todas as religiões, mostrando o carácter altruísta dessa doutrina.
O Budismo surgiu por volta séculos IX e III a.C. surgindo no período da heterodoxia bramânica é guiado pela ideia de salvação individual. É normalmente organizado em uma estrutura monástica, foi fundado por Sidarta Gotama, o Buda, e hoje seus ensinamentos principais juntamente com toda a filosofia estão reunidos no livro sagrado Tripitaka.
A
...