Biomas do mundo e fitogeografia do Brasil
Abstract: Biomas do mundo e fitogeografia do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maisabarbieri • 8/4/2014 • Abstract • 4.159 Palavras (17 Páginas) • 1.450 Visualizações
Os Biomas do Mundo e a Fitogeografia do Brasil
Bioma
Bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos. Alguns, também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural.
A palavra bioma (de bios=vida e oma=grupo ou massa) foi usada pela primeira vez com o significado acima por Clements (ecologista norte-americano) em 1916. Segundo ele a definição para bioma seria, “comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação, comunidade biótica”.
Não existe consenso sobre quantos biomas existem no mundo. Isso porque a definição de bioma varia de autor para autor. Mas, em geral, são citados 11 tipos de biomas diferentes que costumam variar de acordo com a faixa climática. Por exemplo, o bioma de floresta tropical no Brasil é semelhante a um bioma de floresta tropical na África devido a ambos os locais se situarem na mesma faixa climática. Isso significa que as fitofisionomia, o clima, o solo e a altitude dos dois locais é semelhante, muito embora possam existir espécies em um local que não existem no outro.
Os biomas são: florestas tropicais úmidas, tundras, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas,bioma mediterrâneo, prados tropicais ou savanas, florestas temperadas de coníferas, desertos quentes, prados temperados, florestas tropicais secas e desertos frios. Existem ainda, os sistemas mistos que combinam características de dois ou mais biomas.
Os biomas podem, ainda, ser divididos em biomas aquáticos do qual fazem parte a plataforma continental, recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas; e biomas terrestres. Os biomas terrestres são constituídos por basicamente três grupos de seres: os produtores (vegetais), os consumidores (animais) e os decompositores (fungos, bactérias).
Fatores Abióticos que tem influência sobre os Biomas Efeitos
Temperatura
Devido aos efeitos da temperatura alguns organismos são capazes de tolerar grandes variações térmicas (Euritérmicos) e outros não (Estenotérmicos). Alguns possuem temperatura corporal constante (Homeotérmicos) e outros temperatura corporal variável (Poiquilotérmicos).
Água
Devido à água alguns seres são classificados: seres que vivem permanentemente na água como os peixes (Hidrófilos); Seres que só vivem em ambientes úmidos (Higrófitos). Exemplo: Anfíbios; Seres que vivem em áreas mais ou menos úmidas (Mesófilo); Seres que vivem em ambientes secos (Xerófilos) exemplo: Mamíferos de deserto, liquens, cactáceos; e Seres que suportam grande variação de umidade. (Tropófitas).
Luz
Alguns seres suportam grandes variações de luz (Eurifóticos) e outros não suportam grandes variações de luz (Estenofóticos) e outros são vegetais adaptados à sombra. (Plantas umbrófitas)
Pressão
Alguns seres são capazes de suportar grande variações de pressão (Euribáricos) e outros seres incapazes de suportar grandes variações de pressão. (Estenobáricos)
Salinidade
Alguns seres suportam grandes variações de salinidade (Eurialinos) e alguns não suportam grandes variações de salinidade (Estenoalinos) e outros são vegetais que vivem em áreas contendo muito sal (Halófitas)
Principais Biomas
Floresta Pluvial Tropical
Os biomas conhecido como floresta tropical, também chamado de floresta pluvial tropical, é encontrado em regiões de clima quente, com alto índice pluviométrico (quantidade de chuva) situado na faixa equatorial da Terra. Há florestas tropicais no norte da América do Sul (bacia Amazônica), América Central, África, Austrália e no sul Ásia.
É o bioma mais rico, onde o crescimento não é limitado, em qualquer parte do ano, por falta de água ou por temperaturas extremas (as temperaturas ficam em médias elevadas, entre 21 e 32 ºC).
A floresta tropical é a mais rica em espécies do que a maioria das outras. É difícil ocorrer uma planta ou árvore que seja semelhante às suas vizinhas. Em uma área amostrada na Austrália, 1.261 árvores contadas em 5.000 m², havia 141 espécies representadas. Para efeito de comparação, em outras áreas de floresta temperada a média é de 10 a 15 espécies. As plantas mais abundantes são árvores, em média com 50 metros, que só se ramificam perto do topo formando um “teto”, sob o qual existe um “andar” interno formado pelas copas mais baixas. A estratificação resultante dos vários andares de vegetação origina diversos microclimas, com diferentes graus de luminosidade e umidade. As folhas são elevadas, densas e não caem (perenifólias – duradouras). Geralmente as folhas são amplas, largas (latifoliadas) e de cor verde-escura, com superfícies ventrais brilhantes, lisas e com as pontas em forma de goteira, facilitando o fluxo de água.
As raízes são superficiais e os troncos costumam ser largos perto da base, de modo que fornecem fixação ampla e firme. Há numerosas trepadeiras lenhosas, cipós e epífitas (plantas que usam tronco das árvores como superfície de apoio). As epífitas podem obter água e minerais diretamente do ar úmido da folhagem. Muitas possuem as folhas em forma de taça que capturam a umidade e restos orgânicos, algumas possuem raizes esponjosas. Certas epífitas absorvem nutrientes de organismos em decomposição nesses reservatórios. Muitos tipos de plantas como samambaias,orquídeas, musgos e líquens, exploram esse tipo de vida.
Uma grande variedade de palmeiras, cicadáceas, e samambaias, algumas das quais com 20 m ou mais de altura, crescem abaixo da folhagem. Pouca luz alcança o chão da floresta. Não há quase acúmulo de folhas.
Uma variedade de insetos, aves e outros animais ocupa os topos das árvores, com eles as trepadeiras e as epífitas, isso constitui a parte mais abundante e diversificada da floresta tropical.
Os mamíferos tem por característica aparecer em ambiente noturno ou habitam as árvores, como macacos e esquilos. Algumas espécies de répteis e anfíbios tem características arborícolas (habitam as árvores). No solo também vivem anfíbios, répteis, mamíferos herbíviros e
...