CENTRO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: UM OLHAR VOLTADO AO PLANEJAMENTO E A FUNÇÃO SOCIAL
Por: crisostomosantos • 1/9/2018 • Artigo • 2.057 Palavras (9 Páginas) • 451 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO –CEDUC
CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
COMPONENTE CURRICULAR: PLANEJAMENTO URBANO
PROFESSOR: ARTHUR TAVARES VALVERDE
CENTRO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: UM OLHAR VOLTADO AO PLANEJAMENTO E A FUNÇÃO SOCIAL
* Crisóstomo Antonio dos Santos
CAMPINA GRANDE-PB, 19 DE ABRIL DE 2018
Índice
Justificativa .....................................................................................................................03
Objetivos .........................................................................................................................03
Introdução .......................................................................................................................04
Fundamentação teórica....................................................................................................05
Estrutura física e Organizacional .....................................................................................06
Considerações finais........................................................................................................08
Referencias......................................................................................................................09
JUSTIFICATIVA
Localizada na Rua: Domitila Cabral de Castro, Bairro Universitário –Bodocongó- CEP 58429-570 Campina Grande – PB a Central de Integração Acadêmica - CIAc Entregue à comunidade acadêmica no mês de agosto de 2012, abriga os nove cursos que compõem o Centro de Educação (CEDUC) e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Tem uma estrutura que ocupa uma área de 32 mil metros quadrados e possui cinco blocos com 160 salas de aula, três auditórios, duas bibliotecas, Centro de Vivência com mais de 3 mil metros quadrados, baterias de banheiros em todos os pavimentos, quatro laboratórios de informática para cada graduação, livraria, administração dos cursos e espaços com cantinas e lanchonetes.
Os quatro laboratórios de informática, ocupam funções específicas na Central de Aulas. Um é destinado, exclusivamente, para os alunos do Curso de Comunicação Social, visto que se trata do laboratório de Planejamento Gráfico. Os demais foram projetados com a função de compartilhamento para os demais cursos, sendo disponível inclusive para o curso de Computação do CCT.
No entanto tendo um olhar mais crítico, no que se refere a forma de planejamento do prédio e a função social que ele exerce é notório uma série de problemas que serão retratados no presente trabalho buscando fazer uma análise sistemática dos pós e dos contras relacionado a Central de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba.
OBJETIVO GERAL
- Discutir a gestão do espaço físico de infraestrutura da Central de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba, acarretada pela falta de planejamento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Revisar e organizar o conhecimento sobre espaço físico nas Instituições de Ensino Superior.
- Desenvolver uma metodologia científica para diagnosticar a situação de crescimento do espaço físico da UEPB (Central de Integração de Acadêmica.)
- Aplicar esta metodologia para diagnosticar o processo de expansão física ocorrida na central de aulas.
- Identificar o grau de satisfação do usuário quanto à qualidade física – ambiental proporcionada ampliação da UEPB.
INTRODUÇÃO
A Central de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba é parte integrante do Campus I da instituição localizado no Bairro Universitário em Campina Grande-PB. A obra chama a atenção pela grandiosidade. Orçada em R$ 24,4 milhões com o intuito de acolher os nove cursos que compõem o Centro de Educação (CEDUC) e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).
A mudança dos cursos para o Campus I trouxe benefícios inestimáveis. Do ponto de vista acadêmico-estudantil, tem sido possível a integração das atividades pedagógicas nos diversos cursos e o intercâmbio entre diretórios estudantis. E do ponto de vista operacional, com a proximidade, há uma maior agilidade e eficiência nas rotinas administrativas dos departamentos de curso.
As últimas décadas do século XX foram marcadas pelo avanço da Era da Informação, cujo impacto afeta mais as empresas de serviços do que as indústrias. Isso se deve ao fato dessas organizações terem vivido por muitas décadas em um confortável ambiente não competitivo (KAPLAN, NORTON, 1997).
A Universidade, sem fins lucrativos, comprometida com o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, tradicionalmente se diferenciou das indústrias de manufatura e serviços com o discurso de não possuir um produto final, não visar lucro e ter filosofia e missão diferenciadas. Esta visão está ultrapassada frente às novas tendências e desafios que enfrenta a universidade brasileira, pois, assim como os demais setores, o ensino superior passou por avanços de grande importância econômica e social e não foi diferente com a Universidade Estadual da Paraíba.
Diante das transformações que ocorre, principalmente, em função da importância da informação e do domínio da tecnologia no mundo globalizado que acirrou a competição no principal centro de produção do conhecimento - a universidade, a Universidade Estadual da Paraíba, realiza um projeto de integração entre os cursos do campus I, localizado em Campina Grande PB, fazendo a construção da (CIA) Central de Integração Acadêmica. Diante esse novo desafio, a universidade precisa reformular sua função e sua missão criando um processo de mudança sem esquecer seus principais objetivos: seu crescimento em todas as áreas e o desenvolvimento da educação superior como instrumento para alcançar suas metas.
Nesta perspectiva registra-se que a universidade enfrenta a expansão quantitativa e qualitativa, a diversificação das estruturas organizacionais, além das restrições financeiras. Ocorre ainda a avaliação institucional, o PAIUB (Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras), apoiada pelo MEC, fazendo um diagnóstico operacional da instituição como um todo.
O Centro de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba, construído no Campus I, em Bodocongó, marca o processo de desenvolvimento e expansão da Instituição. Entregue à comunidade acadêmica no mês de agosto de 2012, o espaço possui uma estrutura ampla, moderna e arrojada, dotada dos mais avançados conceitos de acessibilidade e funcionalidade, abrigando os nove cursos que compõem o Centro de Educação (CEDUC) e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Porém na prática não é bem assim como mostrarar o presente trabalho.
...