CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA POPULAÇÃO
Por: Glaucia Val • 11/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 836 Palavras (4 Páginas) • 560 Visualizações
DISCIPLINA: Geografia
ALUNO:
INTRODUÇÃO
A geografia é uma maneira de pensar, fazer perguntas, e de observação e apreciação do mundo em volta de nos. Dá-nos instrumentos que temos de nos deslocar do mundo, para tomar decisões sábias sobre o nosso ambiente e relacionar mais significativamente a pessoas de outras terras e culturas, e é por isso que iremos falar sobre a população tanto brasileira como mundial.
A população define-se como um grupo de indivíduos da mesma vida e espécie dentro de uma área dada. Os membros de uma população muitas vezes confiam nos mesmos recursos, são sujeitos a constrangimentos ambientais semelhantes e dependem da disponibilidade de outros membros de persistir dentro de algum tempo. Os cientistas estudam uma população examinando como os indivíduos naquela população interagem um com o outro e como a população no conjunto interage com o seu ambiente.
1-CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA POPULAÇÃO
População Absoluta e Densidade Demográfica.
A população absoluta é de 7, 266, 171,118 enquanto a densidade demográfica é de 47,63 hab./km².
Taxa de Natalidade e Mortalidade
A taxa de natalidade seria por volta de 18,6% neste ano e a taxa mortalidade é de 7.8%.
Crescimento Vegetativo e Natural.
O crescimento natural é de 1,15% enquanto o crescimento vegetativo de 0,8%
[pic 1]
2-TEORIAS DEMOGRAFICAS
Teoria de Malthus.
Tomas Robert Malthus foi o primeiro economista a propor uma teoria sistemática da população. Articulou suas visões quanto à população em alguns de seus livros para o qual reuniu dados empíricos para apoiar sua tese.
Teoria Reformista ou Marxista.
Diferentemente dos anarquistas, os marxistas reconhecem a luta por reformas, isto é, por medidas que melhoram as condições dos trabalhadores sem destruir o poder da classe dirigente. Ao mesmo tempo, contudo, os marxistas empreendem a luta mais resoluta contra os reformistas, que diretamente ou indiretamente, restringem os objetivos e as atividades da classe de trabalho a vitoria das reformas. Os reformistas pensavam na miséria como a alavancadora do aumento acelerado da população, o que faz com que os reformistas ou marxistas veem mudanças socioeconômicas para melhorar o padrão de vida dos miseráveis. Reformismo é a fraude burguesa dos funcionários, que apesar de melhoras individuais, sempre permanecerão escravos do salário, enquanto há dominação capital.
3-ESTRUTURA DA POPULAÇÃO
População Ativa e Inativa.
População ativa é de 75% de pessoas no Brasil enquanto 53,3% são inativas.
Setores e Atividades Econômicas da População.
Os setores são divididos em: primário, secundário e terciário.
O setor primário abrange todas as atividades produtivas envolvidas com a agricultura, pesca extrativismo vegetal e caça pecuária e o extrativismo (mineral animal e vegetal).
O setor secundário e a área responsável por transformar as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em mercadorias industrializadas como: roupas, automóveis, máquinas, alimentos industrializados, etc.
O setor terciário é o setor do comercio e serviços, e não é relacionada à produção de mercadorias. A empresa ou pessoas prestam serviços a terceiros em áreas como saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza e outros.
Distribuição da População Mundial.
África: 1,111 bilhão de habitantes.
America: 953,7 milhões de habitantes.
Ásia: 4,427 bilhões de habitantes.
Europa: 742,5 milhões de habitantes.
Oceania: 40 milhões de habitantes.
4-A POPULAÇÃO BRASILEIRA
A População Atual do Brasil.
A população atual no Brasil no dia de hoje de acordo com o IBGE tem um total de 207, 8 milhões de pessoas.
A Região Mais Populosa do Brasil.
Região Metropolitana de São Paulo.
O Estado Mais Populoso e Mais Povoado do Brasil.
O estado mais populoso é São Paulo, com 44.396,484 pessoas.
A População de Brasília.
A população estimada de Brasília é de 2.914,830
- O numero total de seres humanos vivos na terra é maior do que 7trilhoes. Este grande tamanho de população mundial é só um desenvolvimento muito recente. Há aproximadamente 200 anos a população mundial foi menos de 1 trilhão e devido a pobreza, altas taxas de mortalidade e crises ocorrem na qual a população mundial cultivou muito lentamente em milênios.
Quase todos os problemas econômicos, sociais e políticos ficam mais difíceis de resolver a vista do crescimento incontrolável da população. É claro que até nas nações mais ricas do mundo muitos indivíduos e famílias experimentam a miséria e a infelicidade por causa do nascimento de crianças não desejadas.
...