TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Geográfica

Seminário: Ciência Geográfica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Seminário  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

A ciência geográfica teve seu processo de sistematização lento e tardio, vindo a constituir-se enquanto ciência mais especificamente no século XIX, no entanto desde a antiguidade estudos geográficos já eram desenvolvidos, tendo se iniciado na Antiga Grécia. Grande parte do mundo ocidental conhecido era dominada pelos gregos, em especial o leste do Mediterrâneo. Sempre interessados em descobrir novos territórios de domínio e atuação comercial, era fundamental que conhecessem o ambiente físico e os fenômenos naturais. O céu claro do Mediterrâneo facilitava a vida dos navegantes gregos, sempre atentos às características dos ventos, importantes para sua navegação em termos de velocidade e segurança. Sobre tais experiências, os gregos deixaram para as futuras gerações escritas que contavam a sua vivência geográfica. Estudos feitos acerca do rio Nilo, no Egito, detalhavam, entre outras coisas, seu período de cheia anual. No século IV A.C., os gregos observavam o planeta como um todo. Justamente, na época em que o império romano teve seu auge, a geografia fez a sua contribuição com quantidade superior a uma gama de conhecimentos, como por exemplo, o que se chamava de périplo, ou seja, o trabalho de se descrever portos, rotas e escalas a disposição de navegantes. Assim no início do século XIX umas séries de condições já se encontravam estabelecidas para a sistematização da Geografia, tanto no que se refere ao cabedal de informações a nível planetário, quanto ao desenvolvimento da cartografia, também quanto ao desenvolvimento filosófico e científico, todos diretamente vinculados com o próprio processo de efetivação das relações capitalistas, a ideologia implícita nos trabalhos dos diversos autores dava legitimidade à expansão capitalista em detrimento da superação do modo de produção feudal. (VESSENTINI, 2011)

Assim sendo o objetivo deste estudo, e trazer um breve esboço das principais correntes do pensamento geográfico analisando a contribuição no desenvolvimento desta ciência.

2 DESENVOLVIMENTO

A Geografia Tradicional também conhecida como Geografia Clássica surgiu no

Século XIX, inicialmente na Alemanha e na França, difundindo-se aos demais países, tendo como precursores Alexandre Von Humboldt e Carl Ritter. Nesta corrente surgem as primeiras definições do que seria a Geografia e qual seria seu objeto de análise, já que no momento de sua sistematização não havia clareza quanto ao objeto de estudo, a Geografia era tida como a ciência “do tudo” ou a ciência “da superfície terrestre”. “Segundo Hettner (1939) caberia à Geografia “a análise das influências e interações entre o homem e o meio”, Albert Demageon (1942) conceitua a Geografia como” o estudo dos grupos humanos nas suas relações com o meio geográfico” e para Martonne (1951) a “Geografia moderna encara a distribuição à superfície do globo dos fenômenos físicos, biológicos e humanos, as causas dessa distribuição e as relações locais desses fenômenos”. A Geografia Tradicional foi fortemente marcada pela existência de dicotomias, como a Geografia Física e Geografia Humana, Geografia Geral e Geografia Regional. Caberia a Geografia Física ocupar-se com o estudo do quadro natural e à Geografia Humana preocupava-se com a distribuição dos aspectos originados pelas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com