Clima
Seminário: Clima. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: p.jonas • 6/6/2014 • Seminário • 922 Palavras (4 Páginas) • 214 Visualizações
Clima
O clima é do tipo Tropical Semi-Árido, com chuvas de verão. O período chuvoso se inicia em novembro com término em abril. A precipitação média anual é de 431,8mm.
Hidrografia
O município de Craíbas encontra-se inserido na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, banhado pela sub-bacia do Rio Traipu, cujo afluente de maior expressão no município é o Riacho Salgado.
Economia
Sua população vive basicamente da agricultura, voltada para o plantio de tabaco (fumo); também é muito forte o plantio de milho, algodão e feijão. Seus habitantes têm forte ligação com a cidade vizinha de Arapiraca, grande consumidora do tabaco plantado na cidade.
Nos últimos anos o município vem sendo conhecido pela exploração de minérios, no qual foi detectado diversas áreas ricas em minério. A empresa Vale Verde, subsidiária da canadense Aura Minerals In é que vem explorando a região, que segundo pesquisas foi detectado milhões de toneladas de minério. A chegada da empresa vem gerando empregos e mais desenvolvimento para a cidade no qual está previsto também a chegada de uma ferrovia para deslocar o minério encontrado. O começo da extração de minérios está previsto para o inicio de Agosto de 2013.
Economia
A cultura do fumo teve importância fundamental para a elevação de Arapiraca a categoria de município, uma vez que o conhecido "ouro verde" brotava nos latifúndios das tradicionais famílias que resolveram se estabelecer no local, que alcançou maior desenvolvimento econômico que Anadia.
De acordo com o IBGE, no ano de 2006, Arapiraca apresentou a terceira maior evolução de PIB no Nordeste:
• 1 - Mossoró (RN) 24,83%
• 2 - Campina Grande (PB) 22,46%
• 3 - Arapiraca (AL) 18,27%
• 4 - Caruaru (PE) 16,34%
• 5 - Juazeiro (BA) 15,63%
• 6 - Juazeiro do Norte (CE) 11,72%
• 7 - Paulo Afonso (BA) 10,02%
Esse grande potencial econômico de Alagoas se deve ao imenso desenvolvimento da região, um fato marcante na receita tributaria e na geração de empregos. Ao todo mais de 40 municípios, ou seja, cerca de 1 milhão de pessoas, se abastecem do comércio de Arapiraca.
Sua localização geográfica privilegiada interliga as demais regiões geo- econômicas do Estado e caracateriza-se como pólo de abastecimento agropecuário, comercial, industrial e de serviços. Arapiraca atende às necessidades regionais, minimiza as distâncias entre os centros de abastecimento e potencializa o desenvolvimento da região. O povo arapiraquense é uma de suas riquezas, além da garra e competência, é generoso e receptivo com seus visitantes.
Segundo a Revista veja, Arapiraca é uma das 22 metrópoles do futuro. A reportagem, publicada em agosto de 2010, destaca o crescimento alcançado pelo município nos últimos anos, a exemplo de diversos aspectos do desenvolvimento econômico e social. Além disso, o município é o décimo município mais dinâmico do país e o segundo que mais cresce no Nordeste.
De acordo com dados do IBGE o município apresenta um PIB de 1,881,363 00 mil reais (2010).
Atualmente há uma profusão de projetos no campo da urbanização pública (moradia e vias públicas) e do mercado imobiliário (conjuntos residenciais de casas e de apartamentos). O campo da educação está em franco crescimento, com duas universidades públicas, UNEAL e UFAL, além de várias faculdades privadas.
Ir para: navegação, pesquisa
Fábrica da Caranguejo.
De acordo com estimativa do IBGE do ano de 2006, o PIB de Campina Grande foi de 2,718 bilhões de reais (0,12% do PIB nacional). Logo, houve um crescimento de 70,3 % entre os PIB dos anos de 2003 (1,9 bi) e 2006.
Em 2006, Campina Grande se mostrou uma das quatro cidades com maior PIB do interior do Nordeste, que foram: Feira de Santana - BA (3,853 bi), Campina Grande - PB (2,718 bi), Mossoró - RN (2,127 bi) e Petrolina - PE.1 Neste
...