Clima Equatorial Umido
Monografias: Clima Equatorial Umido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Isabellemot • 13/11/2014 • 320 Palavras (2 Páginas) • 1.625 Visualizações
CLIMA EQUATORIAL ÚMIDO
Aspectos climáticos
O clima equatorial é aquele que ocorre a baixas latitudes (ou seja, na região próxima a Linha do Equador) com a Amazônia, a Ásia e a África.
As principais características das regiões de clima equatorial são a alta temperatura e umidade durante o ano todo, esta última, resultado dos altos índices de evaporação provocados pela temperatura que fica em torno de 26°C o ano todo, com muito pouca variação.
A pluviosidade nas regiões de clima equatorial também é bastante alta (da ordem de 2.000 a 3.000 mm por ano) o que mantém a umidade relativa do ar em cerca de 90%. Devido à baixa amplitude térmica e ao nível constante de pluviosidade, não existe diferenciação de estações neste tipo de clima e nem um período seco (como no clima tropical, por exemplo).
O clima equatorial pertence à categoria dos climas quentes assim como os climas tropical úmido, tropical seco e desértico,
Em regiões que apresentam este tipo de clima podemos encontrar um tipo de vegetação bastante característico chamado de “Floresta Equatorial”, como a Floresta Amazônica situada na região norte da América do Sul.
O clima equatorial abrange uma área de cerca de 5° ao redor do Equador e pode chegar a até 25° de latitude em regiões atingidas pelos ventos alíseos (recorrentes), nas margens orientais dos continentes. São regiões de clima equatorial as bacias do Congo e do Amazonas, a Indonésia, as Filipinas, parte da América Central, Madagáscar, Malásia e no Sudeste Asiático.
Vegetação
Contém uma vegetação densa, mista, heterogenia, com uma diversidade muito grande de espécies, plantas medicinais, sempre muito verde, que crescem bastante e geralmente próximas umas das outras.
Solo
Solos geralmente muitos férteis são formados pelo intemperismo químico, no qual as chuvas que ocasionam a decomposição das rochas e as terras mais próximas dos rios, no qual a fertilidade é alimentada por elementos trazidos pelas águas.
Relevo
Geralmente muito plano, mas com poucas elevações, formado através de alguns fatores como chuvas, intemperismo, ventos, rios, etc.
...