Crise Hídrica no Brasil
Por: Luíde Carlos • 1/9/2017 • Resenha • 286 Palavras (2 Páginas) • 415 Visualizações
A crise hídrica no Brasil
O Brasil detém 20% de toda a água potável do mundo, de acordo com o relatório ambiental feito pela Organização das Nações Unidas(ONU). Apesar da abundância de ter a maior rezerva de água continental do planeta, o país tem a distribuição desigual desse bem liquído, ficando 80% na região Norte e o restante nas demais localidades.
Sabe-se que as regiões que mais têm enfrentado problemas com o abastecimento de água são a Nordeste e Sudeste. Este por vários fatores, principalmente pelos referentes a questões geográficas que envolvem o clima e o solo. Aquele pelo crescimento urbano acelerado e concentrado conjugado a falta de planejamento na sua estrutura.
Além disso,o desmatamento da Amazônia também tem influenciado, não só as regiões citadas como o Brasil todo. Dessa forma, a medida em que temos menos florestas, mais enfraquecido fica o sistema de evapotranspiração das matas, transporte da água em estado gasoso até as nuvéns.
Portanto, é necessário que os dirigentes do Brasil reconhecam os problemas desde as cidades que foram mal elaboradas e cresceram sem a estrutura adequada até os abusos ambientais por parte do desmatamento. Espera-se, pois, que politicas de aprimoramento da prezervação da natureza e projetos de reestruturação das cidades, como no saneamento basico, por exemplo, conjugados a conscientização da nação possam em algumas decadas reduzir as consequencias que estão por vir.
...