Dinâmica e Transição Demográfica
Por: lahkrika • 21/9/2016 • Relatório de pesquisa • 428 Palavras (2 Páginas) • 500 Visualizações
Dinâmica e Transição Demográfica
A dinâmica estuda as variações na quantidade da população, observando os elementos do crescimento e da estrutura da população. Três tipos de indicadores: mortalidade, natalidade e fecundidade.
- A mortalidade é calculada a partir da relação entre o número de óbitos em um determinado ano e a população total neste mesmo ano, e depois multiplica o resultado por mil.
- A natalidade é calculada com base na multiplicação por mil do número de nascimentos em um dado ano, dividindo-se o resultado pela população total no ano e local considerados na análise.
- A taxa de fecundidade relaciona o número de crianças com menos de cinco anos ao número de mulher em idade reprodutiva.
Quando observado a estrutura da população, pode se estudar dois elementos: a idade, mostrando o percentual de jovens, adultos e idosos; E o sexo, destacando a distribuição percentual de homens e mulheres.
Mudanças na dinâmica demográfica como a melhoria do padrão de vida da população. Redução na taxa de mortalidade nos países mais industrializados (redução das taxas de fecundidade), a redução foi mais acentuada após a Segunda Guerra Mundial, e não foi seguida pela queda da taxa de fecundidade e isto provocou um rápido crescimento populacional.
Transição demográfica é a oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais. Esse conceito foi elaborado no ano de 1929 por Warren Thompson para contestar matematicamente a Teoria Demográfica Malthusiana, por definir que não há um crescimento acelerado da população, mas sim oscilações periódicas, que alternam crescimentos e desacelerações demográficos, podendo envolver, inclusive, estágios de estabilidade.
A principal referência histórica para a elaboração dessa teoria foi a Revolução Industrial e a consequente constituição da sociedade moderna de consumo. Em tempos anteriores a esse, as taxas de natalidade e mortalidade eram continuamente elevadas, demarcando um período de relativa estabilidade demográfica. Porém, com a modernização dos países hoje considerados desenvolvidos, houve uma melhoria significativa nos padrões sociais de desenvolvimento, elevando a expectativa de vida e, consequentemente, declinando as taxas de mortalidade, o que foi responsável por um súbito aumento da população em um curto espaço de tempo.
De acordo com os principais teóricos da teoria populacional em questão, a transição demográfica pode ser segmentada em quatro diferentes fases.
1º Fase: Taxas de natalidade e mortalidade elevadas, crescimento vegetativo controlado.
- 2º Fase: Taxas de natalidade ainda muito altas e uma grande queda nas taxas de mortalidade, com um aumento no crescimento vegetativo.
- 3º Fase: Queda nas taxas de natalidade acompanhando a queda nas taxas de mortalidade, crescimento vegetativo reduz aceleradamente.
- 4º Fase: Estabilização demográfica, baixo crescimento vegetativo e controle nas taxas de mortalidade e natalidade.
...