TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisao Politica Do Brasil

Artigo: Divisao Politica Do Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  3.316 Palavras (14 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 14

My SQL

SUMÁRIO

1- MySQL

2- História do MySQL

3- Informações Gerais

4- Principais Características

4.1 - SGBD

4.2 - Portabilidade

4.3 - Formas de Armazenamento

4.4 - Velocidade

4.5 - Segurança

4.6 - SQL

4.7 - Capacidade

5- Segurança no MySQL

6- Por que Usar?

7- Licença de Uso

8- Empresas que o utilizam

9- Vantagens

9.1 - Desempenho

9.2 - Segurança

9.3 - Aplicabilidade

9.4 - Gratuito

9.5 - Ambiente Web

10- Desvantagens

11- Expectativas Futuras

12- Considerações Finais

13- Referências Bibliográficas

MySQL

O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional gratuito e de código aberto. Ele utiliza a linguagem de programa SQL (Structured Query Language Linguagem de Consulta estruturada) , que é o padrão e a linguagem mais utilizada em bancos de dados. O servidor de banco de dados MySQL é extremamente rápido, confiável, e fácil de usar.

HISTÓRIA DO MYSQL

O MySQL surgiu na década de 90 quando os desenvolvedores David Axmark, Allan Larsson e Michael “Monty” Widenius precisaram de uma interface SQL compatível com as rotinas ISAM que utilizavam em suas aplicações e tabelas. ISAM significa Indexed Sequential Access Method.

É um método de armazenamento que permite uma rápida recuperação de dados para leitura. Foi desenvolvido originalmente pela IBM e hoje constitui a base para armazenamento em quase todos os banco de dados existentes. Em um primeiro momento, tentaram utilizar a API mSQL, (API significa Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos. Esta interface é o conjunto de padrões de programação que permite a construção de aplicativos e a sua utilização de maneira não tão evidente para os usuários. Contudo a API não era tão rápida quanto eles precisavam, pois utilizavam rotinas de baixo nível (mais rápidas que rotinas normais). Utilizando a API do mSQL, escreveram em C e C++ uma nova API que deu origem ao MySQL.

Surgiu, então, da idéia de se criar um banco de dados que tivesse todas estas características, primordiais tanto no mercado on-line (internet) quanto no mercado corporativo (desktop), e que acima de tudo tivesse seu custo reduzido.

Na época da criação, um dos objetivos era que ele rodasse em Linux, embora existam hoje versões para diversos Sistemas Operacionais, o que acabou popularizando o sistema em 1999, quando o sistema operacional do Sr. Linus Torvalds e o Movimento Open Source deslancharam no mercado mundial.

Com o ótimo resultado gerado por essa nova API, o MySQL começou a ser difundido e seus criadores fundaram a empresa responsável por sua manutenção, que é a MySQL AB.

A partir dessa fase, o MySQL tornou-se mais conhecido por suas características de rápido acesso e cada vez mais utilizado. Novas versões foram lançadas, contemplando novas necessidades e firmando, assim, sua posição no mercado.

No dia 16 de Janeiro de 2008, a MySQL AB, desenvolvedora do MySQL foi adquirida pela Sun Microsystems, por US$ 1 bilhão, um preço jamais visto no setor de licenças livres.

No dia 20 de Abril de 2009 a Oracle compra a Sun Microsystems e todos o seu produtos, incluindo o MySQL.

Hoje seu desenvolvimento e manutenção empregam aproximadamente 400 profissionais no mundo inteiro, e mais de mil contribuem testando o software, integrando-o a outros produtos, e escrevendo a respeito dele.

O MySQL hoje suporta Unicode, Full Text Indexes, replicação, Hot Backup, GIS, OLAP e muitos outros recursos.

O resultado disso foi que hoje, o MySQL, considerado um dos banco de dados mais rápidos do mercado, tornou-se alternativa barata e viável para uma grande parte do mercado corporativo e on-line.

O nome do golfinho do MySQL (logotipo) é Sakila, que foi escolhido pelos seus fundadores de uma enorme lista de nomes sugeridos pelos usuários no concurso "Name the Dolphin".

INFORMAÇÕES GERAIS

O programa MySQL é um servidor robusto de bancos de dados SQL (Structured Query Language - Linguagem Estruturada para Pesquisas) muito rápido, multitarefa e multiusuário. O Servidor pode ser usado em sistemas de produção com alta carga e missão crítica bem como pode ser embutido em programa de uso em massa.

MySQL é de Licença Dupla. Os usuários podem escolher entre usar o programa como um produto Open Source sob os termos da GNU General Public License ou podem comprar uma licença comercial padrão.

Um banco de dados é uma coleção de dados estruturados. Ele pode ser qualquer coisa desde uma simples lista de compras a uma galeria de imagens ou a grande quantidade de informação da sua rede coorporativa. Para adicionar, acessar, e processar dados armazenados em um banco de dados de um computador, você necessita de um sistema de gerenciamento de bancos de dados como o Servidor MySQL. Como os computadores são muito bons em lidar com grandes quantidades de dados, o gerenciamento de bancos de dados funciona como a engrenagem central na computação, seja como utilitários independentes ou como partes de outras aplicações.

O MySQL é um sistema de gerenciamento de bancos de dados relacional. Um banco de dados relacional armazena dados em tabelas separadas em vez de colocar todos os dados um só local. Isso proporciona velocidade e flexibilidade.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com