Dossiê Geografia
Monografias: Dossiê Geografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carinacf • 19/3/2015 • 3.135 Palavras (13 Páginas) • 1.418 Visualizações
UNIDADE 1
A GEOGRAFIA
Questões obrigatórias para o dossiê
Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, sugerimos que utilizem os livros da bibliografia básica como fonte de pesquisa:
1. Quando você frequentava o ensino fundamental, o ensino de Geografia era prazeroso? Justifique.
Não, pois acredito que as aulas de Geografia deveriam ser mais dinâmicas, mas isso não acontecia, pois a maioria dos professores esqueciam de trabalhar de forma lúdica ou de usar materiais diversificados, pois é isso que atrae a atenção dos alunos. Muitos dos professores valorizavam e valorizam até hoje somente a memorização do conteúdo e quando isso acontece o aluno não tem a aquisição do conhecimento e isso acaba caindo no esquecimento.
2. Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.
Vivemos hoje em um mundo onde as mudanças e as transformações ocorrem de forma muito rápida, desta forma a Geografia constitui uma ciência importantissíma, pois é através desta que vamos compreender as transformações que nos cercam. Nosso mundo passa por um processo marcado pela técnica, pela ciência e informação, desta forma a Geografia aparece como meio de compreendermos a realidade humana. Sendo assim podemos citar vários conteúdos que podem ser relacionados com a nossa realidade, os principais deles são: espaço geográfico, território, região, paisagem, lugar e redes geográficas.
3. Em sua opinião, quais estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos poderiam ser utilizados para tornar mais prazeroso o ensino da Geografia?
Acredito que nós como professores devemos instigar os alunos a pensarem e a buscar compreender o espaço em que vive e sua realidade, pois desta forma o aluno vai começar a entender por exemplo, a paisagem geográfica de onde ele vive, quais são suas realidades sociais, culturais e econômicas. Podemos trabalhar também através de ilustrações, maquetes, vídeos dentre outros.
4. Quando surgiram as primeiras ideias geográficas e quais eram seus objetivos?
Sabemos que a geografia existe desde a antiguidade, mas as primeiras ideias geográficas surgiram pela necessidade do homem de desvendar os fenômenos que ocorriam na natureza e também para aprender a se situar no espaço. Somente, na antiguidade clássica surgiu o termo Geografia, cujo objetivo era entender a medição do espaço e a forma da terra, além da descrição dos lugares. A partir do século XIX que a Geografia tornou-se autônoma, desta forma passou a entender a forma real e o tamanho dos continentes e a existência de variados lugares na terra. Ocorreu também o aprimoramento das técnicas cartográficas e a descoberta da impressão. A sistematização da Geografia aconteceu na Alemanha, pois os feudos precisavam separar as classes dominantes para o domínio e organização do espaço.
5. Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.
No período do século XIX até meados do século XX o pensamento geográfico é que as condições naturais influenciavam na vida do homem e na natureza na sua constituição social. A partir da ideias de Ratzel surgiu a escola determinista, para o qual o meio determinava o homem. Já Blache definia o objetivo da Geografia como a relação do homem com a natureza, na perspectiva da paisagem. No Brasil as primeiras tendências surgiram a partir da década de 40 com a influência de Blache, onde a Geografia Tradicional tinha como meta abordar as relações do homem com a natureza. Os procedimentos didáticos promoviam a descrição e a memorização dos elementos que compunham a paisagem.
6. Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista da Geografia Crítica, assinalando a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.
A Geografia Crítica surgiu como oposição a Geografia Tradicional e Pragmática. A Geografia Crítica utilizava-se das ideias marxista, explicando a organização do espaço a partir dos modos de produção. Os geógrafos críticos buscavam um espaço que fosse organizado conforme as necessidades do homem. A Geografia Crítica de hoje trabalha com uma diversidade metodológica, onde existem inúmeras propostas, onde o aluno é levado a pensar no espaço de forma crítica e que compreende a serviço de quem o espaço esta organizado. Se o espaço é desigual é porque a sociedade é desigual. Nossa sociedade não é homogênea e sim formada por pessoas de classes sociais diferentes e cada uma atua de uma forma sobre a natureza, mas uma vez que a natureza é modificada ela nunca mais volta a sua forma primária. A Geografia crítica é contra o uso do espaço segundo os interesses da classe dominante, sendo assim acredita que esse espaço deve ser utilizado para o bem comum. A proposta da Geografia segundo Milton Santos é que o espaço é a morada e que esse espaço não é uma coisa, mas sim todas as relações juntas. Santos acredita que o espaço social deve ser discutido. Para ele toda a atividade produtiva do homem implica numa ação sobre a superfície terrestre, sendo assim se o espaço é desigual é porque a sociedade é desigual.
7. Quando e onde surgiram as primeiras tendências geográficas no Brasil?
No Brasil as primeiras tendências geográficas nasceram com a fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia a partir da década de 40, quando a Geografia passou a ser ensinada por professores licenciados, com a influência de Vidal de La Blache. Essa Geografia tinha como objetivo abordar as relações do homem com a natureza de forma objetiva, buscando leis gerais, de forma neutra, sem envolver as relações sociais no processo.
8. Pesquise em outras fontes as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente-as em 15 linhas.
Zona urbana é a área de um município caracterizada pela edificação contínua e a existência de equipamentos sociais destinadas as funções urbanas básicas, como habitação, trabalho, recreação e circulação. Na zona urbana é necessário que exista também algumas ações de melhoramentos como, meio-fio ou calçamentos, com canalização de águas pluviais, abastecimento de água, sistema de esgotos sanitários, rede de iluminação
...