Educação Geográfica
Seminário: Educação Geográfica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daybn • 6/4/2014 • Seminário • 889 Palavras (4 Páginas) • 398 Visualizações
Primeiro ciclo
Se nos anos iniciais o objetivo principal é a alfabetização, a contribuição da Geografia é exatamente oferecer ao aluno a possibilidade de ler e escrever o mundo em que vive. A educação geográfica, desde os anos iniciais, introduz sua linguagem e conceitos específicos, a construção da noção de espaço, a construção da noção de espaço pelas crianças vai do espaço da ação, espaço vivido – passando pela construção do espaço representativo, chegando às relações espaciais topológicas, que são: vizinhança, separação, ordem, sucessão, envolvimento e continuidade; às relações projetivas: noção de direito-esquerda, frente/atrás, em cima, em baixo e ao lado, e ás relações euclidianas: distância, comprimento, superfície.
Estudar as manifestações da natureza presentes na paisagem local é o principal ponto de partida para a compreensão das relações entre sociedade e natureza, é importante que o professor quais as ideias e o conhecimento prévio dos alunos, sobre o lugar em que vivem, entre outros lugares e suas relações, o professor precisa superar a postura receptiva e reprodutiva, deve-se aplicar uma visão investigativa e de pesquisa, é por meio dela que o professor juntamente com seus alunos, poderão problematizar a realidade a partir de análise do espaço construído.
Pois se espera que ao final do primeiro ciclo, os alunos sejam capazes de:
• Reconhecer, na paisagem local e no lugar que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social.
• Conhecer e comparar presença da natureza, expressa na paisagem local, com as manifestações da natureza presentes em outras paisagens.
• Reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações na relação de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer.
• Conhecer e começar a utilizar fontes de informação escritas e imagéticas utilizando para tanto, alguns procedimentos, básicos.
• Saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da paisagem, sobretudo por meio de ilustrações e da linguagem oral.
• Reconhecer no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relaciona.
• Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.
Segundo Ciclo
O estudo da Geografia no segundo ciclo dá continuidade ao trabalho proposto no primeiro ciclo, desenvolvendo as habilidades e procedimentos, abordam as diferentes relações entre o espaço urbano e rural, seja ela social, cultural, ambiental, de comunicação e transporte, a tecnologia aparece como elemento de ligação do trabalho, tecnologia ligada ao homem e à sociedade que constrói aquela paisagem urbana ou rural,ela que pode aparecer explícita nas formas de trabalho utilizadas nas maneiras de construir as moradias, nos hábitos e costumes dos grupos sociais ou nas formas de lazer, modo de vida das populações, sejam elas urbanas ou rurais, tem o objetivo de:
• Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza na construção de diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras.
• Reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida
...