Episteologia da Geografia
Por: Brupz • 26/6/2019 • Resenha • 433 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
- -Geografia: A palavra se origina do grego “geo” = Terra/ “grafia” = estudo; ou seja, rótulo criado para o estudo da Terra. A geografia está incluída no pensamento geográfico.
- -O pensamento geográfico seria a busca pelo todo, pela compreensão da realidade, seria a complexidade que a geografia como si só, não poderia explicar. É a integração do estudo que compõe a Terra com outras ciências e observações quanto ao espaço e meio que vivemos.
2- A referência espacial sempre foi uma preocupação humana. Por volta do século II, III na Grécia Clássica, surge a ciência que estuda e descreve a Terra, Geografia. Havia uma divergência a cerca do entendimento do que era geografia na época, a qual dividia-se em três áreas de estudos: geografia dos geômetras que se preocupavam em classificar, medir a parte física da Terra. Grandes nomes destacam-se nesse meio como Tales e Anaximandro; havia os historiadores, como Heródoto, que estudavam os aspectos sociais já antes mesmo da sociedade como parte social e não como povo, entrar de fato no amplo estudo da geografia; e por último os ambientalistas que analisavam as condições de vida de um povo em seu meio, como Hipócrates.
3- Como uma ciência ampla, a qual se refere a todas as práticas do espaço, necessitou do auxílio de outras áreas para suprir suas necessidades. Com a modernidade e a evolução nas questões humanas (e aqui incluo inclusive problemas ambientais) o princípio da geografia como ciência, torna-se antiquado, necessitando por tanto da inclusão de diversas áreas. Podendo observar a geografia em vários aspectos, político, físico, histórico e até econômico.
4- A GEOGRAFIA acerca de uma ciência social compreende a ação das sociedades e dos elementos naturais sobre a superfície do nosso planeta. Como utilizamos essa ciência em prol de nossas necessidades, tanto de forma “física” como “abstrata”. Como o exemplo da teoria de La Blache, a qual diz que por mais que o meio físico possa influenciar o homem, a sua capacidade de desenvolvimento de tecnologia e de ciência, pode alterar o meio independente da posição geográfica. Ou seja, o homem com seu conhecimento prevalece-se sobre a natureza. Outro exemplo seria sobre o pensamento de Yves Lacoste, que descreve em seu livro “Geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra” que utilizamos da geografia para fins econômicos, políticos e militares, ou seja, utilizamos para fins sociais. Os dois exemplos, mesmo que sendo linhas de raciocínios diferentes, mostra como a geografia atua em nossa sociedade, nos trazendo conhecimento e soluções para eventuais problemas.
...