Formaçoes Vegetais E Climas
Trabalho Universitário: Formaçoes Vegetais E Climas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juniortk • 26/9/2013 • 800 Palavras (4 Páginas) • 536 Visualizações
Vegetação Mediterrânea
A vegetação mediterrânea é aquela característica de regiões de clima mediterrâneo. Portanto, ela está presente em áreas do planeta que apresentam verões secos e quentes e invernos úmidos (chuvosos) e de temperaturas amenas.
Localização
Encontramos a vegetação mediterrânea nas seguintes regiões:
- Norte da África
- Sul da Europa. Infelizmente. grande parte da vegetação desta área foi devastada nas últimas décadas para abrir espaço para as culturas de uva e oliveira.
- Algumas áreas no litoral do estado da Califórnia (EUA).
- Extremo sul da África do Sul.
- Sudoeste e centro-sul (litoral) da Austrália.
- Região central do Chile.
Principais características:
- Vegetação esparsa, ou seja, com árvores distantes umas das outras;
- Floresta altamente sensível a desertificação;
- Presença de três estratos: gramas e ervas junto ao solo, arbustos de tamanho médio e árvores maiores.
Principais espécies vegetais:
- Carvalho
- Aroeira
- Espinheiro
- Romero
- Salsaparrilha
- Pinheiro de Alepo
- Alecrim
- Zimbro
- Medronheiro
Paisagem típica de vegetação mediterrânea
http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/vegetacao_mediterranea.htm
Floresta boreal, de coníferas ou taiga
Em vermelho respectivamente, boreal conífera da America do Norte e boreal de coníferas
Localização – ocupa uma faixa situada ao sul do Círculo Polar Ártico, tanto na Eurásia quanto na América do Norte, constituindo cerca de 38% das florestas do Planeta.
Floresta de Coníferas
Clima – bastante frio e úmido, sendo comum a presença de neve em pelo menos metade do ano, com temperatura mínima podendo chegar a -50ºC. O período de maior presença de insolação e, consequentemente, o de crescimento, dura entre três e quatro meses.
Características – contém pouca diversidade biológica, na sua maioria formada por árvores de porte mediano, que apresentam adaptações que permitem a sua existência em clima extremamente frio, como as folhas em forma de agulha, o que dificulta a perda de umidade por evapotranspiração. Além disso, são resistentes ao peso da neve que se acumula em seus galhos, formado uma espécie de iglu natural, que serve de abrigo para os animais.
Fauna – apesar das características climáticas, a fauna da floresta de coníferas é abundante, formada por mamíferos como lebres, lobos, alces e raposas, que, em virtude da sua grossa pelagem, conseguem sobreviver aos grandes períodos de frio característicos da região. No verão, aves migratórias passam a compor a paisagem das coníferas em busca da abundância de insetos que ocorre nessa estação.
A fauna da floresta de coníferas é abundante, apesar do clima.
Situação atual – um fator que favorece a preservação da floresta de coníferas é a sua própria localização em regiões
...