GEOGRAFIA EM AÇÃO
Artigos Científicos: GEOGRAFIA EM AÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rosianeaferreira • 8/7/2014 • 2.288 Palavras (10 Páginas) • 301 Visualizações
A economia do mundo refere-se à economia de todos os países em conjunto. Pode ser avaliada de várias formas. Por exemplo, e dependendo dos modelos usados, pode ser representado pela valorização a que se chega numa determinada moeda, como o “dólar de 2014”.
Está intrinsecamente ligada à geografia e ecologia do mundo, mas o título pode induzir em erro, pois, enquanto que as definições e representações da "economia do mundo" variam bastante, elas devem excluir qualquer consideração sobre recursos ou valores que estejam baseados fora da Terra.
Por exemplo, embora seja possível calcular o valor do potencial de exploração mineira em territórios da Antártica, um cálculo semelhante para Marte não poderia ser considerado parte da economia do mundo - ainda que estivesse sendo explorado de alguma forma - e só poderia ser considerado um valor latente, tal como pode acontecer com propriedade intelectual ainda não criada, por exemplo, relativa a invenções ainda não concebidas.
Salvo um standard mínimo de medição do valor da produção, uso e trocas no planeta, as definições, representações modelos e avaliações da economia do mundo variam substancialmente.
É comum limitar as questões da economia do mudo exclusivamente à atividade económica, sendo a economia do mundo tipicamente avaliada em termos monetários, mesmo nos casos onde não existe um mercado eficiente para ajudar na avaliação de certos bens e serviços, ou nos casos em que a falta de pesquisa independente ou cooperação governamental torna difícil a obtenção de indicadores. Exemplos típicos são o narcotráfico e outras formas de mercado negro, que efetivamente fazem parte da economia do mundo, mas para os quais não existe, por definição, um mercado legal de qualquer tipo.
Mas mesmo nos casos onde temos um mercado transparente e eficiente para estabelecer o valor monetário, os economistas tipicamente não recorrem às câmbio oficiais para traduzir os valores monetários numa única moeda. Isto porque as taxas de câmbio nem sempre traduzem corretamente o valor, como é o caso onde o volume ou preço das transações é fortemente regulado pelo governo.
Por esses motivos, a valorização dos mercados em moeda local tipicamente são convertidas recorrendo ao conceito de poder de compra. Este é o método usado adiante, para estimar a atividade econômica do mundo em USD ((dólares americanos) reais. Apesar disso, a economia mundial pode ser expressa de muitas mais formas. Não está claro, por exemplo, quanto da população mundial tem a sua atividade econômica refletida nestas avaliações.
Em 2012, as maiores economias do mundo eram os EUA, China, Japão, Alemanha, França, Brasil, Reino Unido, Itália e Rússia.
Marista Edu BR
Características da Economia Global
• Crescimento do Comércio Internacional
• Aumento do fluxo de mercadorias entre os países,
Principalmente, entre os países desenvolvidos (maior Capacidade de consumo).
• Rápida expansão dos fluxos financeiros
• Bilhões de dólares são movimentados pelo mundo Todos os dias (investimentos em bolsas de valores ou Pagamento por mercadorias ou serviços).
• Uso de computadores e satélites.
A economia Global e o aumento do
Desemprego
• Trabalhador sem qualificação são os mais prejudicados em qualquer setor da economia.
• Os trabalhos sem qualificação estão sendo substituídos por “máquinas inteligentes” ou robôs.
• Exigência: formação, qualificação, capacidade de pesquisar e de aprender continuamente.
Cultura mix
• Uma decisão política ou econômica em qualquer ponto do Mundo poderá provocar reações em cadeia Economia Global
Quem não se lembra da crise mundial que afetou todo o mundo, causando uma verdadeira desestruturação da economia? Pois é, a crise se instalou de uma maneira demasiada e atingiu das menores até as maiores empresas.
O resultado dessa crise foram as inúmeras demissões, aumento dos preços, escassez de empregos e queda na produção. Este quadro de calamidade foi se reestruturando, mas pelo que parece ainda está longe de ter um fim, com tantos outros fatores englobados na situação financeira mundial.
As relações entre a economia dos países
Os países desenvolvidos possuem uma boa economia devido às produções, as empresas de grande porte instaladas que exportam para todo o mundo. Isto promove as relações existentes entre os países, fortalecendo assim a economia mundial. Isso faz com que haja exportação, empregos, renda e estabilidade financeira, mas com a instalação da crise e certas atitudes isso não vem sendo possível.
Fatores agravantes
Atualmente se fala muito em sustentabilidade e em responsabilidade social, muito discutido e colocado em pauta pelos principais órgãos mundiais. Porém o que podemos constatar é que a cada dia que passa, o quadro da economia mundial se agrava, devido às atitudes das pessoas e das empresas que não assumem um posicionamento responsável diante a tudo que acontece.
Em virtude de tais atitudes e posicionamentos sempre muito controversos, fica difícil uma reviravolta no cenário mundial, uma vez que é uma causa de todos, e não adianta a aderência de uma parte somente da população mundial, é necessária uma integração de todos.
Atitudes que podem mudar
Estabilizar a economia global pode parecer difícil, porém com consciência tudo pode mudar. Os Estados Unidos, por exemplo, é um dos países que já utiliza energia renovável, trazendo inúmeros benefícios. Se todos os países aderirem a pensamentos ecologicamente corretos, com certeza teríamos uma mudança significativa na economia global.
Não poluir, preferir papéis reciclados, evitar o desperdício de folha sulfite, evitar o uso de água em demasia. Não somente a população deve contribuir como as empresas,
...