TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GPS

Tese: GPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  Tese  •  2.619 Palavras (11 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 11

TRABALHO DE GEOGRAFIA

Nome: Luana Goes Lopes

Nº 22

1º TA

E.E. MÁRIO FRANCISCON

SUMARIO

1- GPS

2- O que é GPS

3- Tempo

4- Satélites

5- Relógios

6- Coordenadas Geográficas

7- latitude

8- Longitude

9- Altitude

10- Coordenadas Cartesianas

11- Sistema

12- referencia Bidimensional

13- Movimentação

14- O GPS

15- Sistema de Satélites

16- Posição Satélites GPS

INTRODUÇÃO

Durante séculos, a bússola foi utilizada como principal instrumento de orientação por qualquer um que quisesse se aventurar por locais desconhecidos, seja na terra, no mar ou no ar. Porém, a chegada da era espacial trouxe uma tecnologia que acabou deixando obsoleta não só a bússola, mas também até mesmo o ato de pedir informações na rua: o GPS.

O GPS, ou Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global), é um elaborado sistema de satélites e outros dispositivos que tem como função básica prestar informações precisas sobre o posicionamento individual no globo terrestre.

.

DESENVOLVIMENTO

GPS é a sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global. Trata-se de um sistema de navegação orientado por 24 satélites (12 em cada hemisfério) que orbitam em torno da Terra. Esses satélites viajam ao redor do planeta a uma distância de 20.200 quilômetros e fazem uma órbita completa a cada 12 horas.

Equipados com relógios atômicos que tem precisão de bilionésimo de segundos, os satélites de GPS transmitem continuamente para os satélites receptores na Terra sinais digitais de rádio com informações sobre a localização e hora exata, explica Andres Lai Reyes, analista de sistemas da Estação Base de GPS do CIAGRI - USP, em Piracicaba (SP). Dispositivos menores, como os navegadores GPS, não possuem um relógio atômico, o que interfere na precisão do tempo de viagem do sinal. É por esse motivo que, às vezes, surgem alguns erros de posicionamento no momento em que os dispositivos traçam a rota a ser seguida.

Para se ter uma ideia, enquanto os erros de posicionamento variam entre 7 e 15 metros nos navegadores GPS, na Estação Base, com equipamentos muito mais sofisticados, a margem de erro é de apenas 30 centímetros.

GPS - Coordenadas de Tempo, Geográficas, Sistema, Cartesianas e GPS Galileo

O que é o GPS? O GPS, Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System), é um sistema de navegação que utiliza informação proveniente de satélites para fornecer com rigor as coordenadas de um lugar. • Indica a direção e sentido do movimento numa viagem; • Localiza pontos num mapa através das suas coordenadas; • Armazena as coordenadas das posições na memoria, podendo inverter o percurso da viagem e regressar ao ponto de partida.

Tempo: O tempo é uma grandeza física que desempenha um papel fundamental no funcionamento do GPS. O erro na determinação do intervalo de tempo que o sinal demora no percurso entre o emissor e o receptor, tem de ser pequeníssimo. É necessário precisão e exatidão dos relógios para que se possa localizar a posição do receptor GPS à superfície da Terra.

Os satélites: Artificiais do sistema GPS possuem relógios atómicos que fornecem o “tempo GPS”, este é convertido pelos receptores GPS em “tempo universal coordenado” que se ajusta ao “tempo médio de Greenwich”. Por isso, os receptores GPS têm incorporados relógios de quartzo.

Relógios: Existe três tipos diferentes de relógios: Tipo de relógio Incerteza Mecânico 100 milissegundos/dia Quartzo 0,1milissegundos/ dia Atómico 0,1 microssegundos/dia

Coordenadas Geográficas: Para indicar a posição de um lugar à superfície da Terra normalmente utilizam-se coordenadas geográficas: Latitude e Longitude.

Latitude: A latitude é o ângulo medido para cima ou para baixo do equador, ao longo de um meridiano. Varia de 0o a 90o norte (N) ou de 0o a 90o sul (S). Um paralelo é uma linha circular paralela ao equador cujos pontos estão à mesma latitude.

Longitude: Um meridiano é um círculo máximo, perpendicular ao equador e que passa pelos dois polos geográficos. A longitude é o ângulo para um lado ou para o outro do sem meridiano de Greenwhich (localidade nos arredores de Londres). Varia entre 0o e 180o podendo ser leste (E) ou oeste (O).

Altitude: Muitas vezes é necessário utilizar mais uma coordenada geográfica: a altitude. A altitude de um lugar é a distância, medida sobre a vertical do lugar, entre esse lugar e o nível médio das águas do mar.

Coordenadas Cartesianas: A situação de repouso ou de movimento é relativa porque depende de um referencial. Para isso, utiliza-se um sistema de coordenadas: conjunto de parâmetros usados para referenciar posições. z Um deles é o sistema de coordenadas cartesianas, constituído por três eixos de referência (x, y e z) perpendiculares entre si, que se intersectam O y no ponto zero da escala (a origem). x

Neste sistema: Qualquer ponto é definido pelas coordenadas cartesianas e pelo vector posição (que parte da origem). Podemos utilizar assim, um referencial tridimensional, bidimensional e unidimensional:

Referencial Bidimensional: Se considerarmos um corpo num plano, a sua posição é dada atendendo às coordenadas xx e yy. ? Referencial Unidimensional Se considerarmos uma única dimensão, como é o caso do movimento retilíneo, a posição é dada pela única coordenada do eixo dos xx.

O movimento de um corpo: Ocupa sucessivas posições, e ao seu conjunto chamamos trajetória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com