Geografia
Trabalho Universitário: Geografia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcosdlmc • 11/5/2014 • 2.031 Palavras (9 Páginas) • 475 Visualizações
1. Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.
Mapas,orientação,localização,consumismo,mapa mental :dia a dia.
2. Apresente estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos que favoreçam um aprendizado mais prazeroso do conteúdo de Geografia.
Jogos, brincadeiras, trabalhos de campo para visualização da áreas, ter um bom material didático etc.
3. Explique a importância em conhecer o local em que nascemos, propondo atividades pedagógicas que contemplem este conteúdo em geografia.
E importante para podermos nos localizar e nos orientar em questões de ambiente espaço entre outros . atividades que possam ajudar maquetes , construção de mapas,desenhos de trajeto de casa etc.
4. Pesquise em outras fontes as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente sugestões de melhorias respeitando o espaço geográfico de ambas.
zona rural é a area determinada geralmente nos interior do municipio onde concentran-se a populaçao que pratica atividade agricola.
zona urbana é a area mais central,
aquela onde consentram-se as lojas, o comercio em geral.
Melhorias das zonas rurais as estradas ,a distancia um lugar e muito longe do outro, a precariedade de alguns serviços entre outros.
Melhorias na zona urbana o transito ,diminuição da poluição do ar , sonora ,visual etc.
5. Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.
Friedrich Ratzel
Escreveu trabalhos pioneiros em geografia humana e política. Criador da antropogeografia, o geógrafo e etnógrafo alemão é autor do ensaio tido como ponto de partida da geopolítica, no qual introduziu o conceito de espaço vital. Posteriormente, essa noção foi distorcida pelo nazismo para justificar suas pretensões expansionistas. Apesar de admirar as concepções evolucionistas de Darwin e Haeckel, Ratzel criticou-as pelo mecanicismo. Expôs, em suas obras Anthropogeographie (1882-1891; Antropogeografia) e Politische Geographie (1897; Geografia política), os princípios de seu pensamento. Na primeira, desenvolveu a tese de uma relação causal entre as características do meio-ambiente natural e as realizações humanas. Na segunda, estabeleceu uma analogia biológica entre os mecanismos de contração e expansão dos países, ou seja, a tendência dos povos a limitarem ou ampliarem fronteiras segundo as necessidades de espaço vital (Lebensraum). Esse conceito, na interpretação do cientista político sueco Rudolf Kiellén, foi usado como justificativa para o expansionismo nazista do III Reich.
Paul Vidal de La Blache
Foi um dos principais responsáveis pelo surgimento da geografia moderna na França. Deve-se a ele a definição do campo da geografia regional, com ênfase no estudo de áreas pequenas e relativamente homogêneas. Foi o primeiro professor de geografia da Sorbonne e planejou uma obra monumental, que cobria a geografia regional em todo o mundo, mas não viveu o bastante para concluí-la. Géographie universelle (1927-1948) foi completada por seu aluno Lucien Gallois e é uma das mais bem-sucedidas publicações sobre o tema.
As propostas de Vidal contrapõem as de Ratzel (autoritarismo) pois manifesta um tom mais liberal, apresentando várias críticas ao pensamento de Ratzel, tais como: não misturar ciência e política; deixar o caráter exclusivamente naturalista, adotando a idéia de que o homem faz parte do processo geográfico interferindo na paisagem e modificando-a; ataque à concepção fatalista e mecanicista, propondo uma postura relativista. Em termos de métodos sua proposta não rompeu com as formulações de Ratzel, foi antes um prosseguimento destas.
Ele buscou estabelecer princípios básicos em que a geografia deveria assentar: a unidade dos fenômenos terrestres; a combinação variável desses fenômenos; o laço da geografia e todo os fenômenos da superfície da terra; o reconhecimento da influência do meio e a sua relação com o homem; na necessidade de um método científico para definir e classificar os fenômenos; e o reconhecimento do papel do homem na modelagem do meio geográfico.
6. A Geografia Pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Crítica, de cunho marxista. Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista, assinalando a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.
A Geografia Crítica utiliza-se das analises marxistas, explicando a organização do espaço a partir dos modos de produção.
Para Milton Santos o espaço geográfico é entendido como um produto
de um processo de relações reais que a sociedade estabelece com a
natureza. Em outras palavras. A sociedade não é passiva diante da na
tureza. Pelo contrário, há um processo dialético entre uma e outra,que
reproduz, constantemente, espaço e sociedade diferenciados em fun
ção de momentos históricos específicos.
Resumindo. O espaço é humano não porque o homem o habita
mas porque o produz.
7. Elabore um plano de aula com algum tema de Geografia que possa ser trabalhado de forma integrada com a história, a matemática, a ciências e a língua portuguesa.
:Plano de Aula
Tema: Onde moro
Série: 2° ano.
Objetivos: Introduzir o conceito de mapa para a criança.
Trabalhar o mapa mental com a criança.
Metodologia: Será iniciado com a roda de conversa pedindo para que as crianças relatem o caminho que fazer de casa até a escola, um de cada vez, na sequencia será explicado que isso que acabaram de fazer foi mapa mental. Dando continuidade será pedido para que as crianças através de desenho registrem o que acabaram de relatar. Avaliação:
...