Geografia
Trabalho Universitário: Geografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: clajalu • 16/3/2015 • 1.193 Palavras (5 Páginas) • 609 Visualizações
Descrição da interatividade
Com base na leitura dos materiais propostos, responda e discuta com seus colegas de curso, no Fórum, as seguintes questões:
1-Explique as diferenças entre Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), associando-as à circulação geral da atmosfera.
Zonas de convergência são sistemas meteorológicos que tem forte influência sobre o tempo e o clima e se caracterizam por ser uma interação entre eventos meteorológicos das latitudes médias e tropicais.
A zona de convergência recebe esse nome pelo fato de ser uma área em que há chegada de ar em movimento, visto que é uma área de baixa pressão. O movimento que acontece nessa área de baixa pressão, porém o movimento de rotação da Terra faz com que haja desvio da trajetória do vento.
A zona de convergência intertropical (ZCIT), é a área que circunda a Terra, nas baixas latitudes, na altura do Equador, e, nas faixas de latitude entre 25° e 35° estão os de ( alta pressão )anticiclones subtropicais, onde os ventos originários dos hemisférios norte e sul se encontram , é um dos mais importantes sistemas meteorológicos tropicais, recebe esse nome pelo fato de ser uma área em que há chegada de ar em movimento, visto que é uma área de baixa pressão e convergência (encontro) dos ventos alísios (ventos gerados pela rotação da terra,( a força de Coriolis discrimina como há a influência da rotação da Terra nos movimentos dos ventos), faz com que haja desvio da trajetória do vento.
A ZCIT recebe ventos vindos dos trópicos carregados de umidade (adquirida quando passam sobre oceanos) e que essa zona também pode ser chamada de "zona de calma equatorial", ou "doldruns" (quando o encontro dos alíseos ocorre em latitude maior que 10o ). a distribuição da pressão da atmosfera é, em grande parte, influenciada pela latitude, pelo relevo e pela diferente repartição entre terras e águas na superfície do planeta, faz com que haja desvio da trajetória do vento,, e que chegam a ocupar 1/3 da superfície do planeta, soprando de NE no hemisfério norte e de SE no hemisfério sul) em baixos níveis, ou seja, próximo a superfície, ao longo da faixa equatorial. Devido à sua estrutura física, a ZCIT tem se mostrado decisiva na caracterização das diferentes condições de tempo e de clima em diversas áreas da Região Tropical. Atua durante todo o ano oscilando na faixa equatorial, sua posição média é 5°N (14°N em agosto e setembro e 2 °S em março e abril.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), é definida como sendo uma faixa de nebulosidade,( os nevoeiros constituídos por pequenas gotas de água em suspensão. A condensação do vapor d'água que originou estas gotículas está relacionada à diminuição da temperatura do ar atmosférico) convectiva que, quando se configura, estende-se desde o Sul da Amazônia em direção ao Sudeste até o Oceano Atlântico Subtropical , é fenômeno típico do verão na América do Sul,portanto do Brasil ,está associada a uma zona de convergência na baixa troposfera , ). Tem duração que varia de 3 a 10 dias. é resultado da interação da convecção tropical com sistemas extratropicais, como as zonas frontais.
As variações da ZCAS podem ser atribuídas aos sistemas frontais, ao El Niño ou a La Niña, a temperatura do oceano, verifica-se que em anos de La Niña, tem a participação aumentada.
2-Discuta com seus colegas as influências desses fenômenos na dinâmica climática brasileira
O clima de um determinado local pode ser denominado levando-se em conta as características pluviométricas da região. Perceber a importância da água na atmosfera para a regulação da temperatura do planeta e manutenção da vida. Os climas úmidos são aqueles onde se tem um elevado nível de precipitação, os subúmidos possui um relativamente alto nível de precipitação e o semi-árido apresenta escassez de água.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) são dois sistemas meteorológicos típicos do verão. Eles são responsáveis por uma grande porção do volume de chuva que ocorre durante um ano na maioria das áreas do Norte, do Nordeste, do Centro-Oeste e do Sudeste. A ZCAS traz a chuva volumosa para o Sudeste e para o Centro-Oeste. . Esse corredor de nuvens é uma das características mais marcantes do clima tropical da América do Sul durante a estação chuvosa (primavera e verão). Está associada à intensa atividade convectiva da região Amazônica, formando-se ao longo de jatos subtropicais em altos níveis. Os mecanismos que originam e mantém a ZCAS não estão ainda totalmente definidos, porém,
...