Geografia Econômica Cederj
Por: brunoasrocha • 22/2/2017 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 536 Visualizações
CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
Aluno:
Matrícula:
Polo: Barra do Piraí
Curso: Licenciatura em Geografia
Disciplina: Geografia Econômica
Professor:
Avaliação à Distância – AD1 – 2º Semestre de 2016
Base: Aulas 01 a 03
Total de questões: 02 Questões
Valor total: 10 pontos
AVISOS
A) Escreva de forma legível;
B) Use no máximo 10 linhas para cada resposta.
- “A Geografia Econômica é, em poucas palavras, a análise da superfície terrestre em todos os aspectos que interessam do ponto de vista econômico.” (Joana Chorincas, 2001).
Esta é uma das muitas definições a respeito da disciplina. Defina, com suas palavras, o objeto de estudo da Geografia Econômica. (5,0 pts.)
Resposta:
A Geografia Econômica é a parte da ciência geografia que estuda e analisa as relações do homem com o meio em que vive – e o exterior a este - a partir de um olhar econômico. Desde a produção de bens, matérias-primas e agricultura até a venda da força de trabalho, a prestação de serviços e as relações de investimentos financeiros.
- Até o início da década 1990, um estudioso da Geografia Econômica interessado em analisar os grandes sistemas econômicos em funcionamento no mundo, teria dois modelos para estudar: o capitalista e o socialista. Descreva a diferença entre estes sistemas, sob o ponto de vista:
- da participação do Estado na economia;
Resposta:
Uma das principais diferenças entre os dois sistemas é que o Socialismo defende uma intensa e forte intervenção do estado na economia, além de um nacionalismo grande e sólido, sendo contra a presença de capital estrangeiro. O sistema capitalista defende exatamente o contrário: uma economia mais livre das mãos do estado, com empresas privadas (inclusive de capital aberto) e a presença ostensiva do capital estrangeiro.
- da distribuição geográfica desses sistemas no mundo à época; (5,0 pts.)
Resposta:
Na década de 1990 a distribuição dos dois sistemas era muito bem definida: o sistema socialista ficava com a parte oriental da Europa (destaque para Polônia e Ucrânia) e o capitalista com a parte ocidental (destaque para Inglaterra e França). No restante do mundo o socialismo conquistou poucos países (destaque para Cuba e Coreia do Norte) e o capitalismo conseguiu mais influência na maior parte do Globo.
...