Geografia da população
Por: LARALBMEN • 3/4/2015 • Trabalho acadêmico • 376 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
TAREFA DA UNIDADE III
Questão 01. “Podemos afirmar que o Brasil é o quinto país mais populoso do mundo, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Canadá”. A partir dessa afirmação posso concluir que o Brasil é um país com alta densidade demográfica? Justifique a sua resposta.
R: Não. Apesar do grande número de habitantes, nosso país não possui um alto índice de densidade demográfica, visto que esta é relacionada ao cálculo entre número de habitantes por km², e o Brasil possui uma imensa extensão territorial: 8 515 767,049 km². Ou seja, o numero de habitantes (202 768 562) é pequeno se relacionado ao tamanho do país.
Questão 02. Diferencie ‘densidade demográfica’ de ‘distribuição populacional’.
R: Densidade demográfica é a medida pela qual temos a relação entre habitantes por área/superfície de um território em km². Já a distribuição populacional está relacionada à forma que a população se distribui de local para local. No Brasil, por exemplo, existe uma má distribuição entre as regiões, onde a maioria da população se concentra na região sudeste (uma das menores), devido a historia de colonização e recursos das regiões.
Questão 03. Diferencie ‘População absoluta’ de ‘população relativa’.
R: A população absoluta refere-se ao número total de pessoas em uma área. No Brasil existem 202 768 562 de habitantes, compondo a população absoluta da nação, que corresponde a 3% da população mundial. Já a população relativa corresponde ao número de habitantes por área em quilômetros quadrados, também denominada de densidade demográfica (ou seja, cálculo de habitantes por km²).
Questão 04. Ao estudarmos Taxas de Natalidade e de Longevidade é necessário buscar a compreensão desses “índices situados no interior de sua relação com outros fenômenos sociais que explicam melhor os dados obtidos”. Nesse sentido, a redução da Taxa de Natalidade brasileira, verificada nos últimos trinta anos, pode estar associada a que processos internos econômicos, político e cultural da sociedade?
R: A redução da taxa de natalidade está associada a evoluções ocorridas nas condições socioeconômicas e políticas dos brasileiros, visto que apontam para a melhoria nas condições de renda, trabalho, alimentação, saúde, bem como ao acesso à educação e à informação, que permitem maior conhecimento e consciência sobre planejamento familiar. Do mesmo jeito, o aumento na taxa de longevidade reflete melhorias na política social do país, como em questões de aposentadoria, assistência médica entre outros.
...