Geografia do Ciberespaço
Por: chelocarvalho • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 603 Palavras (3 Páginas) • 374 Visualizações
Fundação CECIERJ / Consórcio Cederj
Licenciatura em Geografia
Aluno: Marcelo Carvalho
Geografia do Ciberespaço
O ciberespaço potencializa o surgimento de uma nova geografia, baseada em processos de territorialização e desterritorialização constantes de certas porções de sua totalidade.
A emergência deste ciberespaço nada tem a ver com algum tipo de dualidade ou de extinção do “espaço físico”, ou seja, um espaço informacional paralelo ao espaço “material”. Na realidade, concebe-se o ciberespaço como uma dimensão oriunda do emprego de tecnologia informacional, formada pela conexão de computadores em rede, que se agrega ao espaço geográfico.
A noção de rede também vem sendo explorada pela Geografia, que a concebe como uma forma da organização espacial. Características apontadas como instabilidade e mobilidade suscitam uma análise sobre um aspecto importante que transforma algumas espacialidades: a complexidade das interações espaciais resultantes das ações desencadeadas em lugares que podem ser longínquos ou não. Dessa maneira, a rede constitui-se como um das mais importantes noções para a compreensão do espaço contemporâneo.
Os elementos materiais constituem a base fundamental do ciberespaço na medida em que eles possibilitam o transporte de informações e capitais na atualidade. As torres de transmissão, os cabos de fibra óptica e o próprio computador, entre outros, são elementos que fazem com que a internet tenha sentido. A internet só tem sentido a partir de objetos que possibilitem o seu uso pelo ser humano. Se hoje temos a internet, é porque existiram outras bases que permitiram e exigiram a sua existência. Desde o telégrafo, rádio, telefone e outros elementos, é que podemos situar o processo de produção do ciberespaço, que tem na internet o seu grande marco, mas que não está dissociado de outros fatos históricos.
Mesmo a globalização não tendo seu início da década de 1970,e sim tendo um histórico mais antigo, podemos considerar que a partir da década de 1970, com a acentuação do processo de globalização devido à evolução dos meios de comunicação, no ramo da informática e das telecomunicações, responsáveis pelo surgimento da telemática, passou-se a sentir o impacto de uma grande revolução que deu início a uma mudança de costumes, transformando as relações sociais, temporais, espaciais e comerciais, principalmente no que se refere às grandes corporações.
A questão que entendo como a grande “revolução da técnica” é o que notamos com as tecnologias da informação, presentes nesses últimos tempos, quando a técnica, não mais, é vista apenas como “esposa de um meio”, mas também como um fenômeno que assume certo grau de autonomia, a tal ponto, que não apenas se soma ao meio comprimindo o espaço, também gera outro espaço, artificial e dotado de características peculiares, o ciberespaço.
O meio natural é definido com um período onde o homem realizava poucas transformações no ambiente. Os sistemas técnicos não tinham existência autônoma, o que faz muitos autores chamarem esse período de "pré-técnico". Já o período técnico vê a emergência de um espaço mecanizado, marcado por um entrelaçamento entre a cultura e a técnica. Os objetos que formam o meio são, ao mesmo tempo, culturais e
...