Geografia do Japão
Tese: Geografia do Japão. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivianereis • 22/5/2014 • Tese • 3.824 Palavras (16 Páginas) • 259 Visualizações
Sumário
Introdução 2
Geografia do Japão 3
Cultura do Japão 4
Dados econômicos e PIB 5
Importação e Exportação 7
Barreiras tarifárias e não- tarifárias – Veículos de passeio no Japão 8
Regime de câmbio (tipo de moeda), taxa de juros, inflação, qual valor em relação á nossa moeda. 9
Taxas de março de 2005 até março de 2014 10
IPC JP últimos meses 11
IPC JP últimos anos 11
Outros números de inflação 11
Analisar se vale a pena ou não exportar para esse pais. 11
Tipo de embalagem, preço sugerido, tipo de representação, tipo de transporte. 14
Conclusão 14
Bilbiografia: 15
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre a infraestrutura japonesa e de seu desenvolvimento, sua cultura, costumes, religião entre outros aspectos.
É concretado a posição industrial do Japão, tanto em qualidade como em preços, onde permite ao país exportar bastante parte de seus produtos manufaturados e equilibrar a balança comercial. Observa-se claramente que no setor automobilístico as principais empresas japonesas formaram parcerias com grupos em outros países.
Sendo assim o Japão é um grande exportador de produtos industrializados, onde em 2013 o seu produto interno bruto do país em 2013 cresceu 1,6% em relação ao ano anterior.
Faremos uma ressalva dos principais compradores do mercado Japonês e as principais importações do país que no caso são máquinas e equipamentos, combustíveis fósseis, produtos alimentícios.
Geografia do Japão
Geograficamente o Japão é localizado na Ásia Oriental, tendo seus limites geográficos os Mares: do Japão (oeste), das Filipinas (Sul), de Okhotsk (norte) e Oceano Pacífico (leste). Tendo sua área 372.819 km² e sua extensão do litoral de 29,751 km, tendo sua temperatura fria no norte e subtropical no sul do país. Onde seus principais rios são: rio Shinzako, Teshie e Ioshiaki.
O país tem como perigos naturais: forte atividade vulcânica; existência de terremotos e tsunamis.
O Japão tem como moeda o Iene, onde foi cotado a taxa média em 2010 de 87,78 ienes por dólar americano PIB USD 5,48 trilhões.
Podemos destacar que o Japão é país desenvolvido com uma superpopulação embora de sua extensão for pequena, com sua população no ano de 2011 de 128.050.903 habitantes.
Tendo como problemas ambientais a poluição do ar nos grandes centros urbanos e a chuva ácida.
Cultura do Japão
O Japão é o maior fabricante mundial de navios.
O xintoísmo e o budismo são as religiões mais praticadas no Japão.
Um costume comum no Japão é a troca de presentes entre amigos no meio e no fim do ano.
Outro costume bem interessante é que os japoneses tiram os calçados antes de entrar em casa. Dentro de casa, usam um chinelo especial chamado suripa.
O quimono é a roupa mais tradicional da cultura japonesa. Ela é muito usada, em ocasiões especiais, por crianças e adultos de ambos os sexos.
Uma das bebidas mais tradicionais do Japão é o saquê. Originária no século III, ela é fabricada a partir da fermentação do arroz.
O povo japonês é o maior consumidor de carne de baleia do mundo. Este tipo de carne é muito apreciado na culinária japonesa.
No Japão existem muitos banhos públicos.
O Japão é o país que tem a população mais vidrada em tecnologia do mundo.
Embora apresente alto grau de desenvolvimento econômico, cultural e tecnológico, o Japão ainda utiliza o sistema de pena de morte.
Ao contrário da cultura ocidental, os japoneses costumam fazer barulho de sucção ao tomarem sopa. É uma demonstração de polidez durante a refeição.
Nas casas mais antigas ainda é comum à existência das bacias turcas, vasos sanitários para serem usados na posição agachada.
Limpar a residência no primeiro dia do ano é uma tradição muito comum entre as famílias japonesas. Outro costume muito comum nesta data é a entrega de dinheiro, dentro de envelopes, aos parentes.
Na véspera da chegada da Primavera, os japoneses costumam atirar grãos de feijão pela janela. É um costume para atrair sorte e energias positivas.
O Japão é o país onde se mais produz e consome quadrinhos e desenhos animados do mundo. Os mangás e animes fazem parte da cultura japonesa.
O Japão é o país que mais sofre com a ocorrência de terremotos. Porém, o setor de engenharia desenvolveu técnicas de construção de edifícios que fazem com estes não desabem com os abalos sísmicos.
Dados econômicos e PIB
Sabemos que economia estuda de toda uma infraestrutura, analisando todo seu o processo de produção, distribuição, retenção e consumo. Sendo assim aprendemos ao longo do curso que a sigla PIB significa Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado.
Em 2013, o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 1,6%, depois de subir 1,4% no ano anterior. É a primeira vez, desde 2007, que a economia cresce por dois anos consecutivos. A recuperação tem um patrono: o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. Em dezembro de 2012, logo depois de ser reeleito para o cargo, ele lançou um ousado plano de incentivo à atividade econômica, batizado pela imprensa internacional de Abenomics.
Os resultados obtidos graças à estratégia traçada por Abe são estimulantes em alguns campos, mas tímidos em outros. A bolsa de
...